Aesp/CE recebe oficial gestor da CGP/PMCE na Quinta-Feira Cívica

4 de abril de 2024 - 10:26 # # # #

Os cadetes e alunos-soldados da Polícia Militar do Ceará (PMCE) que estão em formação na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) participaram, nesta quinta-feira (4), da primeira edição da tradicional Quinta-Feira Cívica na Aesp em abril deste ano. A cerimônia recebeu o coordenador de Gestão de Pessoas (CGP) da PMCE, coronel Vandicles Oliveira.

O gestor foi recebido pela diretora de Gestão e Planejamento Interno (DGPI) da Academia, coronel Asmenha Torquato, e pelo orientador da Célula de Ensino Militar, tenente-coronel Carlo Rômulo, além de monitores, coordenadores e outros servidores da Aesp. Também houve a participação da Banda de Música da PMCE Major Xavier Torres. Além de cumprir o protocolo tradicional desta Academia, essa edição da Quinta-Feira Cívica celebrou o primeiro mês de formação dos cadetes e alunos-soldados e da Polícia Militar na Aesp.

A cadete Victória Neves comentou o sentimento vivido pelas turmas durante os cursos. “Conseguimos concluir o primeiro mês de formação. Conseguimos adquirir muitos conhecimentos, vivenciar muitas experiências e crescer pessoalmente e profissionalmente. Gostaria, principalmente, de ressaltar a união. Precisamos um dos outros. Precisamos de nossos superiores e subordinados hierárquicos, cada um na sua função, para construir uma segurança publica cada vez melhor. Podemos ser melhores dia após dia, acreditando em si mesmo”, destacou.

Victória convidou ainda os colegas a uma reflexão. “Vivamos o processo com leveza, gratidão e força de vencer. Busquemos pensar sempre no quanto evoluímos, buscando sempre nossa melhor versão. A união mutua e colaboração entre nós são fundamentais. Avante, alunos soldados e cadetes, juntos somos mais”, exclamou.

Já o coronel Vandicles enfatizou a trajetória percorrida pelos militares até o momento. “Dou as boas-vindas a todos e todas. A presença dos senhores e das senhoras traz renovação e novas esperanças para o futuro. Os senhores e senhoras passaram por um difícil processo seletivo e, por mérito, estão aqui. Precisam se dedicar aos ensinamentos e orientações que são repassadas pelos instrutores, monitores e coordenadores. Dediquem-se, pensem nos milhares de candidatos que queriam estar aqui e não estão”, sugeriu o gestor.

“Nesse momento, o componente atitude é importantíssimo. Todos os dias renovem a atitude de sempre fazer mais. A jornada é exaustiva, mas todos da ativa passaram por isso. Vocês têm condições de passar por isso também. A sociedade almeja profissionais preparados, que prestem o melhor serviço possível. Para isso, tanto a Aesp quanto a PMCE ofertarão a melhor formação”, complementou.

Representando a Aesp, a coronel Asmenha endossou a fala do gestor da CGP e recomendou que os alunos-soldados e cadetes guardassem as palavras do oficial para o futuro. “As palavras do coronel Vandicles parecem até que saíram de dentro de mim. Isso mostra como a formação é importante na vida de cada aluno que está entrando na instituição, sejam oficiais, sejam praças. Isso quer dizer que a formação que ele teve foi a mesma que eu tive. As orientações dadas pelos nossos instrutores, coordenadores e comandantes não se perderam com o tempo. É uníssono, a fala é uníssona e isso vai refletir para todos vocês. Nós temos que ter padrão na nossa conduta e no nosso comportamento como policial militar, seja oficial ou praça. Esperamos que cada um que teve oportunidade de ouvir a fala do coronel Vandicles, guarde-a para sua vida dentro da Corporação”, explicou a gestora.

“Muita satisfação ter conosco um coronel que foi meu contemporâneo na (antiga) Academia General Egard Facó. Vivemos, juntos, a experiência que os senhores e senhoras estão vivendo. A experiência é que nós temos que nos adaptar com os momentos, situações e com o tempo”, sintetizou a coronel.

A exemplo da Quarta-Feira, a Quinta-Feira Cívica na Aesp faz parte do cronograma de todas as turmas de formação inicial nesta Academia e proporciona a participação e o conhecimento dos protocolo cívico-militares aos futuros servidores. A cada edição, com a presença de um convidado ligado a uma força de Segurança Pública vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), os alunos têm um contato direto e inédito com a realidade do serviço a ser executado.