Quinta-feira cívica recebe o coordenador geral de operações da PMCE

14 de março de 2024 - 10:49

Na manhã de hoje (14), a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) realizou mais uma quinta-feira cívica. Voltada para os alunos-soldados e cadetes da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE), a solenidade cívico-militar teve como convidado, Coronel PM Kilderlan, Coordenador Geral de Operações da Polícia Militar do Ceará.

A solenidade foi presidida pela Coronel PM Asmenha Torquato, Diretora de Planejamento e Gestão Interna da Aesp/CE, o evento contou com a presença do Tenente-Coronel PM Carlo Rômulo, orientador da Célula de Ensino Militar, além de coordenadores, monitores e demais colaboradores dos cursos.

Durante a cerimônia, o aluno cadete João Matheus Batista Amaro de Sousa expressou seu orgulho pela carreira militar e pela conquista dos novos militares em formação. Destacou a união, camaradagem e importância de seguir as ordens para servir e proteger a sociedade, enaltecendo o espírito de coletividade que fortalece a academia. “Na Academia é onde se fortalece a camaradagem e o espírito de união. Quando estamos todos reunidos aqui em forma, ao som da corneta, tomando a posição de sentido, é quando compreendo que todos juntos somos um único corpo de alunos e que as nossas ações individuais são tomadas para o bem da coletividade. Aqui neste pátio, há homens e mulheres dedicados ao cumprimento da missão institucional de servir e proteger a sociedade” ratificou o futuro oficial da PMCE.

O Coronel PM Kilderlan, em suas palavras, ressaltou a relevância da vocação para lidar com as responsabilidades desafiadoras nas ruas do Ceará. Encorajou os presentes a abraçarem essa jornada, lembrando que a profissão policial militar, embora árdua, é única e fundamental para a segurança da população. .”É uma função árdua, é uma função difícil e eu gostaria muito que quem está aqui à minha frente procurasse sempre buscar uma coisa chamada vocação, vocação vem do latim vocari, que quer dizer chamado, quer dizer facilidade para fazer as coisas sem vocação a profissão policial, e digo mais, a profissão policial militar se. torna muito difícil nós não somos melhores do que ninguém, nós somos diferentes, é isso que os senhores estão aprendendo aqui no dia a dia com esses oficiais”, pontou Kilderlan.

Ao finalizar a solenidade, a Coronel PM Asmenha Torquato enfatizou a singularidade desse momento na formação profissional dos alunos, destacando a emoção e aprendizado que marcam essa fase inicial, que não se repetirá. Aproveitou para incentivar todos a absorverem cada experiência, pois o caminho da formação é único e enriquecedor. “As senhoras e senhores estão vivenciando neste solo sagrado da Aesp/CE, um momento único na vida de cada um de vocês, porque estão na formação inicial da sua vida profissional. Então, o que vivenciam, o que vivenciaram e o que vão vivenciar será único, portanto aproveitem, essas risadas, o choro, a emoção, a vibração da formação inicial não passará uma outra vez, retornarão aqui com certeza para os cursos de formação continuada, mas não terá a emoção.” Concluiu Asmenha.