Quinta-Feira Cívica abre programação de maio com alunos-soldados na Aesp

2 de maio de 2024 - 18:52 # # # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) abriu, nesta quinta-feira (2), o calendário de atividades e cerimônias protocolares para mês de maio deste ano. A tradicional Quinta-Feira Cívica na Aesp reuniu os alunos-soldados da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e recebeu como convidado o coordenador do Centro Integrado de Inteligência e Segurança Pública do Nordeste no Ministério da Justiça, Felipe César Gonçalves de Mendonça, também delegado da Polícia Civil do Maranhão.

Mendonça foi recebido nesta Academia pela diretora de Planejamento e Gestão Interna, coronel PMCE Asmenha Torquato. Também acompanhou a visita o orientador da Célula de Ensino Militar, tenente-coronel PMCE Carlo Rômulo. Já a aluna-soldado Julia Natalia Gomes, do Pelotão 51, foi a oradora do dia.

“Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu.” E ao meu ver aquilo foi a reposta de Deus para acalmar meu coração, Deus estava me dizendo que não era o momento certo e que aquilo tinha um propósito. Hoje, após mais de dois meses de curso de formação, vejo que o tempo de Deus è perfeito”, celebrou Julia.

A coronel Asmenha, por sua vez, ressaltou que os alunos-soldados estão demonstrando plena evolução no processo de formação inicial e citou como exemplo as últimas edições da tradicional Quinta-Feira Cívica na Aesp.”Não se trata de uma solenidade para que os senhores e as senhoras saiam das salas de aula e tenham um momento diferente. A Quinta-Feira Cívica é uma oportunidade para que sejam assimilados e desenvolvidos vários conteúdos teóricos e práticos, que serão necessários na rotina da gloriosa Polícia Militar, e que essa turma claramente tem tido plena eficiência nesse sentido”, frisou a gestora.

“Aqui, de modo bem nítido, observo o respeito, a disciplina, a hierarquia, o aprendizado… E não é segredo para ninguém que esse é um presságio dos bons profissionais que, muito em breve, estarão devidamente formados e a pleno serviço da sociedade cearense”, complementou a oficial. Asmenha agradeceu ao convidado pela presença e, mais uma vez, colocou esta Academia à disposição do Centro Integrado de Inteligência e Segurança Pública e do próprio Ministério da Justiça para eventuais cooperações e parcerias.

Felipe César enfatizou a importância da capacitação de novos quadros para a Polícia Militar e, de modo direto, para a Segurança Pública do Ceará. Ele se mostrou feliz com a visita e parabenizou os alunos e a instituição pelo trabalho.”Eu sou cearense, mas trabalho no Maranhão. Atualmente, estou do Centro Integrado de Inteligência e Segurança Pública do Nordeste. E estou muito feliz em estar aqui, na Aesp. Agradeço bastante a direção pelo convite”, resumiu.