Diretor-geral

Leonardo D’Almeida Couto Barreto

Doutorando em Politicas Públicas e mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Possui MBA em Gestão da Segurança Pública e especialização em Direito Penal. Graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor).

Concluiu o curso de Gestão de uma Cena de Crime ofertado pela Brigada Criminal e pelo Serviço Regional de Perícia Criminal da Direction Régionale de la Police Judiciaire de la Préfecture de Police de Paris (DRPJ de Paris).

É delegado de Polícia de classe especial em exercício na Polícia Civil do Ceará desde 2009. Em sua carreira já atuou como delegado municipal de Aracoiaba, respondeu pela delegacia regional de Baturité e, na capital, foi delegado titular da 1, 3 e 4 delegacia de homicídios e proteção à pessoa.

Em 2017 foi nomeado diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e em 2021 foi nomeado diretor do Departamento de Polícia Judiciária da Região Metropolitana (DPJM).

Antes de assumir a Diretoria Geral da Aesp, foi diretor do Departamento de Polícia Judiciária Especializada (DPJE).

Na docência atua como professor universitário; professor da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp) e instrutor da disciplina de Investigação de Homicídios no curso de nivelamento da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

É autor do livro Crime e Cidade – “Chacina das Cajazeiras, direitos humanos e investigação policial”, publicado pela Editora Cene, em 2020 e coautor do livro Direito Penal sob a perspectiva da Investigação Criminal Tecnológica, publicado em 2022 pela Editora JusPodivm.

Diretora de Planejamento e Gestão Interna

Kamilly Távora Campos

Bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza – Unifor. Especialista em Direito e Processo Tributário pela Fundação Universidade Estadual Vale do Acaraú

Delegada da Polícia Civil do Ceará desde 2009, já atuou na Delegacia Metropolitana do Eusébio; Delegada do 32º Distrito Policial; Delegada da Delegacia de Defraudações e Falsificações – DDF e no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa – DHPP.

Foi membro do Grupo Operacional do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos – CIRA/CE.

Antes de assumir a Diretoria de Planejamento e Gestão Interna da Aesp, foi delegada titular da Delegacia de Combate ao Crime Contra a Ordem Tributária – DCCOT.

Galeria dos ex-diretores da Aesp/CE

Geraldo Bertolo

Junho 2010 – Março 2011

César Barreira

Maio 2011 – Agosto 2012

John Roosevelt Rogerio de Alencar

Agosto 2012 – Fevereiro 2014

José Herlínio Dutra

Fevereiro 2014 – Fevereiro 2017

Juarez Gomes Nunes Júnior

Fevereiro 2017 – Setembro 2020

Antônio Clairton Alves de Abreu

Setembro 2020 – Janeiro 2023

Clauber Wagner Vieira de Paula

Janeiro a Junho de 2023