Coordenadores da COIN e TI da Pefoce participaram da última Quarta Cívica da turma de Escrivães e Inspetores da Polícia Civil.

20 de março de 2024 - 18:47 # # # # #

 

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) realizou, nesta quarta-feira (20), a última solenidade cívica dos alunos da Turma 2/2021 do Curso de Formação de Escrivães e Inspetores da Polícia Civil do Estado do Ceará. Sob a coordenação da Coordenação de Ensino e Instrução da Aesp, a Quarta-feira Cívica proporcionou aos alunos a oportunidade de vivenciar momentos de civismo e cidadania.

Na solenidade estiveram presentes o diretor-geral da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), delegado Leonardo Barreto; o Coordenador de Inteligência (COIN) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), delegado Nelson Pimentel; o coordenador de Tecnologia da Informação (TI) da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), escrivão Luciano Freire; o orientador da Célula de Ensino Civil e Integrado da Academia, delegado Ciro Lacerda; o coordenador-geral das turmas dos cursos de formação inicial da Pefoce, perito Túlio Oliveira; o chefe de gabinete da Aesp/CE, delegado Fabio Torres. Além disso, também estavam presentes os coordenadores e monitores dos cursos.

Durante o evento, o coordenador de TI da Perícia Forense do Estado do Ceará, escrivão Luciano Freire, destacou a importância da tecnologia na atuação policial, especialmente no uso da inteligência. O Delegado ressaltou a relevância da perícia forense na resolução de crimes e expressou seu compromisso em defender a sociedade. “A inteligência é crucial para o trabalho da polícia civil e da perícia forense, áreas em que a produção de provas é essencial para desvendar crimes”, enfatizou Luciano.

O coordenador de inteligência (COIN) da SSPDS, delegado Nelson Pimentel, encorajou os futuros policiais civis, destacando a diversidade de perfis bem-vinda na corporação e a importância da inteligência para o trabalho policial. “Não tenham receio de achar que não se encaixam no perfil de policial civil. Há espaço para todos na polícia civil, seja operacional ou não,” explicou Nelson.

Por fim, o diretor-geral da Aesp/CE, delegado Leonardo Barreto, parabenizou os alunos pela dedicação ao curso de formação da polícia civil. “Tenho muito orgulho dessa turma. Juntos, conseguimos cumprir nosso propósito de tornar este o melhor curso de formação da história da polícia civil. Vocês são o melhor resultado disso. Gostaria de pedir uma salva de palmas para vocês.” Concluiu o diretor da Aesp/CE.

Durante todo esse período, os futuros policiais civis puderam colocar em prática os valores aprendidos, participando ativamente de uma solenidade cívico-militar, demonstrando assim o compromisso com a segurança pública e a sociedade cearense.