Alunos da Pefoce participam da primeira Quarta-Feira Cívica de abril na Aesp

3 de abril de 2024 - 18:22 #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) promoveu, nesta quarta-feira (3), a primeira edição da tradicional “Quarta-Feira Cívica na Aesp” em abril deste ano. A cerimônia teve a presença de futuros servidores da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e faz parte do cronograma institucional desta Academia durante os cursos de formação inicial. O ato solene teve a participação de representantes desta Academia e da coordenadora de Análises Laboratoriais Forenses (Calf) da Pefoce, Samyra Maria Viera Brasil Rocha. Ela foi recebida pela diretora de Planejamento e Gestão Interna (DPGI) da Aesp, coronel Asmenha Torquato, e pelo coordenador Acadêmico, delegado Ciro Lacerda.

Samyra explicou aos futuros profissionais um pouco sobre o trabalho no laboratório e deu as primeiras orientações aos novos colegas. “A atividade desenvolvida dentro do Calf depende de todos vocês, desde quem recolhe o material até quem faz as pesquisas e analises. Parabenizo a todos por chegarem até aqui. Quero ressaltar a importância do trabalho em equipe, todos possuem importância para que o trabalho seja realizado da melhor maneira possível e o crime seja devidamente elucidado”.

A coordenadora comentou ainda como devem ser os primeiros contatos dos alunos quando estiverem em suas funções. “Para desenvolver um bom trabalho pericial, é necessário trabalhar em equipe. No início, todos nós temos duvidas, mas com o tempo vamos sanando todas. Busquem sempre conhecimento, pois, hoje, a Pefoce conta com um equipamento de ponta e super tecnológico. A Calf está à disposição de todos”, adiantou.

Já a coronel Asmenha aproveitou a solenidade para fazer um agradecimento especial a três alunos dos Cursos de Formação. “Agradeço aos médicos aluna Natalia, aluno Sergio e aluna Germana, que deram pronto apoio em uma ocorrência onde um docente desta Academia passou mal e teve quer ser prontamente atendido. Uma aluna, inclusive, acompanhou o paciente até o hospital”, contou a gestora.

“Isso mostra compromisso e a verdadeira integração que existe nesta casa de ensino. Tenho certeza de que, da mesma forma que aconteceu aqui, na Aesp, isso vai acontecer lá fora”, ressaltou.

A Quarta-Feira Cívica na Aesp faz parte do cronograma de todas as turmas de formação inicial nesta Academia e proporciona a participação e o conhecimento dos protocolos cívico-militares aos futuros servidores. A cada edição, com a presença de um convidado ligado a uma força de Segurança Pública vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), os alunos têm um contato direto e inédito com a realidade do serviço a ser executado.