Quarta-feira Cívica: Aesp recebe coordenador de Planejamento e Gestão da Pefoce

10 de abril de 2024 - 18:17 #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) promoveu, nesta quarta-feira (10), mais uma edição da tradicional “Quarta-Feira Cívica na Aesp”. A cerimônia teve a presença de futuros servidores da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e faz parte do cronograma institucional desta Academia durante os cursos de formação inicial.

O ato solene teve a participação de representantes desta Academia e do coordenador de Planejamento e Gestão da Pefoce, o auxiliar de perícia Lívio Cesar. Ele foi recebido pelo orientador da Célula de Ensino Civil e Integrado da Aesp/CE, Renato Figueiredo.

Lívio César disse que a Pefoce vive seus melhores dias desde a criação do órgão. “Esse momento, senhores e senhoras, é fruto de um crescimento vertiginoso não só em termos orgânicos, quantitativos orgânicos, servidores propriamente ditos. Nos últimos anos, nós galgamos um cenário de importância decorrente de evolução tecnológica em termos de equipamentos, em termos de estrutura”, enumerou o gestor.

“A Pefoce, hoje, tem a sede muito bem estruturada, aqui, em Fortaleza, e vem passando por um processo de interiorização extremamente importante, em nove núcleos, e temos mais um na iminência de construção, em Tianguá”, complementou.

Lívio César deu ainda orientações aos futuros profissionais. “Nós temos que ser uma vitrine, temos que ter postura, temos que entregar resultado. Vitrine porque, hoje, a Pefoce se mostra perante os demais poderes constituídos do Estado Ceará como uma instituição séria, como uma instituição que vem cumprindo o seu papel de forma de forma extremamente importante”, reiterou.

Já Renato Figueiredo recordou que trabalhou no setor de Recursos Humanos da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) e que o órgão trabalhava sempre em parceria com a Perícia Forense. “Para a gente fazer um processo de pensão, por exemplo, precisava da ficha funcional do servidor. Às vezes tinha que falar com o RH da Pefoce. ‘Essa ficha está aí?'”, detalhou o orientador.

Renato lembrou à turma participante da Quarta-Feira Cívica na Aesp da importância de conhecer o órgão em que trabalharão. “É interessante para os alunos o entendimento dessa organização instituição, onde as pessoas trabalham. Dentro em breve vocês estarão do lado de cá, nas fileiras como servidores. É importante entender o órgão do qual, dentro em breve, vocês farão parte”, ratificou.

A Quarta-Feira Cívica na Aesp faz parte do cronograma de todas as turmas de formação inicial nesta Academia e proporciona a participação e o conhecimento dos protocolos cívico-militares aos futuros servidores. A cada edição, com a presença de um convidado ligado a uma força de Segurança Pública vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), os alunos têm um contato direto e inédito com a realidade do serviço a ser executado.