Aesp/CE realiza encerramento do Curso de Geoprocessamento Aplicado a Incêndios Florestais – CGIF/2025

9 de outubro de 2025 - 18:20 # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), realizou, no município do Crato, do estado do Ceará,  a solenidade de encerramento do Curso de Geoprocessamento Aplicado a Incêndios Florestais (CGIF/2025). A capacitação foi promovida entre os dias 01 e 09 de outubro de 2025, na 1ª Companhia de Incêndio Florestal do 5º Batalhão de Bombeiros Militar.

Ao todo, foram formados 22 bombeiros militares, sendo 11 do Corpo de Bombeiro Militar do Ceará (CBMCE), 4 do Corpo de Bombeiro Militar da Paraíba (CBMPB), 3 do Corpo de Bombeiro Militar de Sergipe (CBMSE), 2 do Corpo de Bombeiro Militar do Maranhão (CBMMA) 1 do Corpo de Bombeiro Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) e 1 do Corpo de Bombeiro Militar do Estado do Espirito Santo (CBMES). O curso qualificou os profissionais para o uso de tecnologias de geoprocessamento aplicadas à gestão de incêndios florestais e à tomada de decisões estratégicas nas ações de prevenção, mitigação e resposta a desastres ambientais.

A capacitação teve como objetivo fortalecer as competências técnicas das corporações de bombeiros, ampliando o uso de dados espaciais e geotecnologias no combate a incêndios florestais e na gestão de riscos ambientais.

A solenidade de encerramento contou com a presença das seguintes autoridades militares: Coronel Diana Feitosa, Comandante do Comando de Bombeiros do Interior; Tenente-Coronel Francisco Valdyano Rodrigues da Luz, Comandante do 5º Batalhão de Bombeiros Militar; Tenente-Coronel Francisco Noberto dos Santos, Comandante da 2ª Companhia do 5º Batalhão de Bombeiros Militar; Tenente-Coronel Leoni de Lima Granjeiro, Comandante da 1ª Companhia do 5º Batalhão de Bombeiros Militar.

Por meio de iniciativas como esta, a Aesp/CE reafirma seu compromisso com a formação e valorização profissional dos agentes de segurança pública, promovendo o aprimoramento técnico e a integração entre as corporações na gestão de riscos e desastres ambientais.