Aesp/CE e CBMCE concluem mais um Curso de Condutor e Operador de Viatura de Incêndio

17 de outubro de 2023 - 17:07 # # # #

 

O Curso de Condutor e Operador de Viatura de Incêndio (CCOVI) foi encerrado, nessa segunda-feira (16), com a participação de 13 bombeiros militares do Ceará. A formação foi promovida pela Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE) e coordenada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE).

O treinamento teve uma carga horária de 80 horas/aula e durou aproximadamente duas semanas. O objetivo era capacitar bombeiros para a condução operacional defensiva de viaturas de combate a incêndio, tendo como foco a eficiência da condução, no respeito às leis de trânsito, na preservação da vida e do patrimônio, além da padronização dos procedimentos ao utilizar técnicas manuais ou equipamentos eletrônicos das viaturas.

A solenidade de encerramento foi realizada no Centro Integrado de Segurança Pública (CISP). Estiveram presentes o comandante-geral do CBMCE, coronel José Claudio Barreto, e o diretor de Planejamento e Gestão Interna do CBMCE, coronel Helder de Miranda, bem como outros oficiais e praças.

Foram abordados conteúdos de operação da bomba de combate à incêndio, instrução procedimentos básicos para funcionamento do ABT e AEM; condução do ABT em ambiente controlado e via pública; sistematização das técnicas de abastecimento; sinalização, estabelecimento de VTR e local da ocorrência; direção defensiva; legislação de trânsito; técnicas de operação do ABT em conjunto a AEM e uso do LGE em ocorrências.