Bombeiros Militares iniciam Curso de Prevenção e Combate à Incêndio Florestal

4 de setembro de 2023 - 16:01

Curso de Prevenção e Combate à Incêndio Florestal

Bombeiros Militares iniciam Curso de Prevenção e Combate à Incêndio Florestal, AIS 19.

A princípio, na manhã deste sábado, 2 de setembro de 2023, na cidade de Crato, se realizou a abertura oficial do 2º Curso de Prevenção e Combate à Incêndio Florestal (CPCIF) Ceará 2023.

Este Curso é uma parceria da Academia Estadual de Segurança Pública (AESP) em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

Prestigiaram a solenidade, o capitão PM Marcos Paulo, representando o coronel PM Clairton, comandante do 4º CRPM, o tenente PM Nascimento, representando o coronel Santana, comandante do 2º BPM, o tenente coronel BM Sawaki, comandante-adjunto da CIOPAER de Juazeiro do Norte, o tenente coronel BM Gledson Rodrigues, comandante do Comando de Bombeiros do Interior, o tenente coronel BM Valdyano, comandante do 5º BBM, o tenente coronel BM Norberto, comandante da 2ª Companhia do 5º BBM, o tenente coronel BM Leoni, comandante do CEPI de Juazeiro do Norte, o tenente coronel Mendes JR, comandante do 4º BBM, o capitão Pedro, comandante da 3ª Companhia do 5º BBM, senhor Estéfeson Ramalho, secretário adjunto, representando o secretário do meio ambiente, senhor Robério, da Cardan Cariri e Elionardo, da Enel, Vicente, representando o ICMBio e Antônio Marcos, representando o Geosítio Arajara.

Histórico do CPCIFCE

O contexto histórico da atual doutrina florestal do CBMCE, foi iniciada em 2018 após envio de dois militares, capitão Sócrates e capitão Loreto, pelo então coronel comandante-geral Heraldo Maia Pacheco para formação do CPCIF pelo Corpo de Bombeiros Militar de Goiás. Desde então, os dois militares formados trabalharam para que em 2020 tivéssemos o primeiro CPFIC CE com a formação de 16 alunos do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará. Além dos dois oficiais, participaram das instruções o tenente Nivau, tenente Noronha, subtenente Aurélio e subtenente Araújo que mesmo após 25 anos de serviço ainda mantém a chama viva de um combatente florestal.

Nesse sentido, a atuação dos florestais vem tomando destaque desde 2020 com o lançamento da operação floresta branca, que tem como principal objetivo o gerenciamento de resposta operacional no segundo semestre, período mais crítico para incêndios florestais em nosso estado. Os florestais do CBMCE participaram de várias operações florestais das quais podemos citar o último grande incêndio no parque do Cocó em Fortaleza, incêndios florestais nos municípios de Mauriti e Aurora, além do maior incêndio florestal registrado na floresta nacional do Araripe com mais de 2100 hectares de área queimada em 2019.

Contudo, para ampliação dos conhecimentos empregados em nosso curso, em 2023 o capitão Sócrates e o soldado Pardaillan foram enviados ao Corpo de Bombeiros do Mato Grosso para realização do curso de geoprocessamento aplicado aos incêndios florestais, agregando mais conhecimento à grade curricular do CPCIF CE. O estado do Ceará tem se tornado referência no combate à incêndios florestais. Em 2021 foram enviados florestais para a operação guardiões do Bioma pela Força Nacional de Segurança pública para atuação de incêndios florestais no Acre.

Além disso, em julho de 2023 o florestal Capitão Plutarco integrou a equipe de ajuda humanitária no Canadá, país que vem sofrendo com grandes incêndios florestais, sendo estimado como um dos maiores desastres naturais daquele país.

Por fim, esse ano o CBMCE, através da Academia Estadual de Segurança Pública, realiza o 2º curso de combate à incêndio florestal que contam com 19 alunos, sendo 14 do CBMCE, 1 do CBMPB 1 do CBMPI e 2 do CBMRN e 1 da PMCE.

Texto e fotos: Ascom CBMCE