Aesp forma 70 agentes no Curso de Segurança de Autoridades Governamentais

17 de abril de 2025 - 15:10 # # # # #

Aline Freires – Ascom Aesp/CE – Foto e texto
Elis França – Ascom Aesp/CE – Texto

Setenta agentes de Forças de Seguros concluíram, nessa quarta-feira (16), o Curso de Segurança de Autoridades Governamentais (CSAG) – Nível Operacional, Turmas I e II / 2025. A capacitação foi realizada por meio de cooperação técnica, entre a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) e a Casa Militar do Estado do Estado do Ceará, para habilitar os alunos a atividades relacionadas à proteção de chefes de poderes e dignitários.

A solenidade de encerramento aconteceu no auditório do Quartel do Comando Geral da Policia Militar do Ceará, em Fortaleza, com a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, deputado Romeu Aldigueri e do Desembargador presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, Heraclito Vieira de Sousa Neto, que foram os homenageados pelos concludentes. Pelas Forças de Segurança do Estado, também estiveram presentes o diretor-geral da Aesp, delegado Leonardo Barreto; o secretário de Estado chefe da Casa Militar, tenente-coronel Alex Ferreira, além de outros gestores das instituições parceiras, autoridades e familiares dos formandos.

 

Turma I Deputado Romeu Aldigueri de Arruda Coelho

O chefe do Legislativo ressaltou a honraria que é a conclusão do curso do CSAG e destacou, aos servidores, a missão de defender o Estado, a democracia e as instituições. “São muito mais inscrições que vagas disponibilizadas. Isso demonstra a importância desse curso, a honraria que é ser integrante de uma turma como essa. E dizer aqui as palavras do dr. Heráclito, as pessoas, os homens as mulheres que são ocupantes de cargos, nós estamos, nós passamos, mas as instituições republicanas ficam. A verdadeira missão nossa, de agentes de segurança de autoridades, enquanto policiais militares, policiais civis, bombeiros militares, peritos forenses, a nossa missão verdadeira é defendermos a democracia e as instituições”, comentou o presidente da Alece.

Turma II Desembargador Heráclito Vieira de Sousa 

Ao agradecer a honraria, o magistrado enalteceu o fortalecimento das instituições para garantia de respeito à constituição e à democracia.

“O papel fundamental é que as senhoras e os senhores, que compõem um corpo de segurança, garantam para a sociedade que as suas instituições funcionem de maneira harmônica, de maneira perfeita e de maneira continuada”, ressaltou.

O diretor-geral da Aesp/CE, delegado Leonardo Barreto, parabenizou os alunos e destacou a parceria de sucesso entre esta Academia, Casa Militar do Ceará e as ações do Governo do Estado do Ceará.
“A gente não podia finalizar esse ciclo sem destacar os importantes e massivos investimentos que o nosso governador Elmano de Freiras tem feito nesta área da segurança pública. Citando como exemplo investimento em armamentos, viaturas, batalhões da PMCE e Corpo de Bombeiros, como também em novas delegacias de Polícia Civil e a própria restauração que alcançou todas as forças de segurança pública. Um investimento que representou mais de R$ 24 bilhões, ampliando, modernizando e fortalecendo cada vez mais a atuação de todo as forças de segurança pública e todos nós agentes de segurança pública. Somado isso há também a gestão e a liderança primorosas do nosso secretário da Segurança Pública, Roberto Sá, e do seu staff qualificadíssimo, aqui representado por Sérgio Santos, secretário executivo da SSPDS”, destacou.

O diretor-geral da Aesp/CE ainda completou falou sobre os números da Academia atualmente.

“Durante o governo do governador Elmano de Feitas, nós já capacitamos mais de 17.900 agentes de segurança pública em cursos de ponta, como esse que é o Curso de Segurança de Autoridades Governamentais. Cumprindo esse propósito maior, que inclusive é um case de sucesso nacional, que é a nossa Academia, a única que consegue fazer essa integração de forma azeitada e isso reverbera positivamente nas ações, que obviamente também são integradas nas ruas da capital, da Região Metropolitana, e das Regiões Norte e Sul. Isso tudo graças a todos esses investimentos, mas também a garra e a atuação de cada um das senhoras e dos senhores, que integram as forças de segurança pública do nosso estado”, finalizou.

O secretário de estado chefe da Casa Militar do Estado do Ceará, tenente-coronel Alex Ferreira, conclamou os presentes a prestar uma homenagem aos familiares dos concludentes. “Quero nesse momento render minha homenagem aos familiares. – Sem o amparo e carinho dos seus familiares, dificilmente teria concluído esse curso.”

O oficial ainda ressaltou aos servidores o compromisso em servir ao povo cearense.
“Independente do local que tivermos nos somos servidores públicos e, essa para levar por si só, já nos coloca a nossa verdadeira missão que é servir ao povo e fazer com que a vida do povo cearense possa se tornar cada dia melhor. Compartilhem esse conhecimento sejam vela, sejam luz, lutem e protejam o nosso povo, principalmente os mais necessitados”, ressaltou.

Essas foram as primeiras turmas formada no CSAG, neste ano, na Aesp/CE. A capacitação reforça ainda mais o caráter de referência nacional da Academia e do Estado do Ceará como unidade ligada à formação de agentes de segurança.

Emoção de um concludente

Um dos concludentes é o sargento dos Santos, lotado na Comando de Policiamento Especializado (CPE) da Policia Militar do Ceará (PMCE), que evidenciou as atividades ministradas durante as aulas.
“O sentimento é de dever cumprido, o curso realmente não é fácil. O curso trabalha o psicológico, o físico, raciocínio rápido, provas com vários tipos de obstáculos para trabalhar nosso raciocínio. O formando ainda reforçou a missão da capacitação. “A capacidade de proteger a autoridade, o curso realmente fala sobre isso, estar ali presente continuamente com ele e pensando no que fazer para proteger ele”.

A emoção tomou conta da senhora Maria das Dores, mãe do sargento dos Santos, que acompanhou a cerimônia com orgulho e felicidade. “Eu estou muito feliz e orgulhosa pois foi muito difícil ele está no momento desse . Foi muito lindo e maravilhoso”.

 

Sobre o curso 

O CSAG tem uma matriz curricular multidisciplinar com carga horária de 260 horas/aula. As atividades são voltadas para o desenvolvimento comportamental, técnico-científico e tático-operacional do indivíduo. A proposta é de qualificação do agente público A proposta é de qualificação do agente público para a atuação com excelência para a segurança de autoridades e dignitários.

Além de servidores de forças coirmãs vinculadas à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), nesta edição, havia discentes da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e do Sistema Penitenciário (CGD), Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), Assembléia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), além dos membros da casa militar do Ceará, bem como do Exército Brasileiro.