Ceará forma primeira turma em 2024 do Curso de Segurança de Autoridades Governamentais
29 de abril de 2024 - 19:51 #aesp #CAPCITAÇÃO #Casa Militar #CSAG #cursos
O Curso de Segurança de Autoridades Governamentais (CSAG) – Nível Gerencial foi concluído, nesta segunda-feira (29), em Fortaleza, com a qualificação de 34 agentes públicos do Ceará e de outros estados. A capacitação foi realizada por meio de cooperação técnica, entre a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) e a Casa Militar do Estado do Ceará, para habilitar os alunos a atividades relacionadas à proteção de chefes de poderes e dignitários.
A solenidade de encerramento foi promovida no Museu da Imagem e do Som Chico Albuquerque (MIS), no Meireles, com a presença de gestores das instituições parceiras. Também esteve presente o desembargador presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, Abelardo Benevides. O magistrado foi homenageado pela turma concludente.
Ao agradecer pela honraria, o gestor enalteceu que a relevância dos agentes públicos que fazem a proteção de autoridades para o bem coletivo. “O trabalho de vocês é essencial, é indispensável. Daí porque essa qualificação dos senhores e das senhoras tem um grande alcance. As autoridades têm que ter uma condição de equilíbrio, de tranquilidade, de saber que estão sendo protegidas por pessoas que confiam para tudo: sua vida, sua segurança, sua família”, frisou.”É algo impagável trabalhar com segurança, sem medo, a despeito de saber que existem grandes radicalismos hoje, de caráter nacional e internacional. O trabalho de vocês é essencial, é indispensável”, complementou.
Tenente do Corpo de Bombeiros celebra conclusão da turma
Uma das alunas concludentes foi a tenente Valesca, do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE). Ela ressalta que o trabalho de um agente ligado à segurança de autoridades vai além da própria proteção pessoal e familiar. “O nosso trabalho é dar todo o suporte, tanto de segurança quanto de assistência, para que as nossas autoridades possam realizar as atividades de decisão delas com uma maior tranquilidade possível e da melhor forma possível para atender a sociedade”, resume.
O diretor-geral da Aesp/CE, delegado Leonardo Barreto, parabenizou os alunos e destacou a parceria de sucesso entre esta Academia e Casa Militar do Ceará. “A conclusão do Curso de Segurança de Autoridade Governamental é fruto de uma parceira de sucesso e de longa data da Academia Estadual de Segurança Pública do Estado do Ceará e da Casa Militar do Governo do Estado do Ceará”, sintetizou o gestor.
Já o tenente-coronel Alex, da Casa Militar, conclamou os presentes a prestar uma homenagem aos familiares dos concludentes. O oficial ressaltou que, a partir do apoio das famílias, os alunos puderam ter mais dedicação ao curso. “Eu tenho um exemplo claro no meu gabinete: o tenente-coronel Iago. A esposa dele, a capitão Lívia, é aluna do CSAG. E o curso. para quem não sabe, exige muito do tempo do aluno. É um curso que começa às 7 horas da manhã e se estende muitas vezes até 21 horas, 22 horas. E o Iago teve um papel fundamental, porque ele tem duas lindas crianças. Durante esse tempo todo, ele teve que dar o apoio para que a Lívia pudesse ter a tranquilidade necessária para construir o curso”, revelou o oficial.
“A exemplo do Iago, eu sei que nossos alunos e nossos alunos têm esposos, esposas, namorados, namorados, companheiros, companheiras, aqueles que são solteiros têm o pai ou a mãe, e que o papel e o apoio dessas pessoas são extremamente importantes. Então, uma salve de palmas para a família dos nossos companheiros”, exclamou.
Curso promovido no Ceará tem diferencial em relação a outros estados
O CSAG tem uma matriz curricular multidisciplinar com carga horária de 260 horas/aula. As atividades são voltadas para o desenvolvimento comportamental, técnico-científico e tático-operacional do indivíduo. A proposta é de qualificação do agente público para a atuação com excelência para a segurança de autoridades e dignitários.
No Ceará, com o uso de aeronaves nas aulas práticas, o curso se consolidou como diferenciado em relação aos outros estados brasileiros.
Além de servidores de forças coirmãs vinculadas à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), na edição do curso concluída nesta segunda, havia discentes da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e do Sistema Penitenciário (CGD) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), bem como policiais militares do Piauí, da Paraíba e do Distrito Federal, além de membros das casas militares do Rio de Janeiro, da Paraíba e do Piauí.