Aesp e Casa Militar iniciam nova turma de Segurança de Autoridades Governamentais
1 de abril de 2024 - 17:28 #aesp #CSAG #Formação
A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) deu início, nesta segunda-feira (1), a mais uma turma do Curso de Segurança de Autoridades Governamentais (CSAG) – Nível Gerencial. A formação é realizada por meio de cooperação técnica com a Casa Militar para a capacitação de profissionais estaduais e federais.
Mais de 30 agentes ligados à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) e a outros órgãos fazem parte da turma. O objetivo do CSAG é capacitar os alunos para uma atuação eficaz e eficiente em segurança de dignitários, de modo a promover a integração, o aperfeiçoamento institucional e a valorização pessoal e profissional.
A capacitação tem duração de 260 horas-aula e deve ser concluída ainda em abril. Além de servidores de forças coirmãs vinculadas à SSPDS, na atual edição do curso, há discentes da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e do Sistema Penitenciário (CGD) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), bem como policiais militares do Piauí, da Paraíba e do Distrito Federal, além de membros das casas militares do Rio de Janeiro, da Paraíba e do Piauí.
O CSAG prevê conteúdos teóricos e práticos em disciplinas como Defesa Pessoal, Simulação de Segurança e Dignitário, Planejamento e Gestão de Risco Estratégico, Ações para Proteção de Autoridades Governamentais, Tiro Aplicado à Segurança de Dignitários, Noções de Direção Defensiva e Evasiva, Noções de Prevenção e Controle de Incêndio e Inspeção de Instalações e Noções de Salvamento Aquático, Nós e Amarrações.
Nova edição do curso é aberta com palestra
A solenidade de início do CSAG – Nível Gerencial foi realizada no auditório da Aesp, com uma aula inaugural, incluindo a palestra “A importância do perfil e formação do agente de segurança para a modalidade de segurança de dignitários, especialmente nas missões dos órgãos constituídos”, proferida pelo coronel Zenóbio Mendonça Guedes Alcoforado.
Participaram da cerimônia o diretor-geral desta Academia, delegado Leonardo Barreto, e o assessor executivo da Casa Militar, tenente-coronel Francisco Erlânio Matoso de Almeida, além de outras autoridades de forças coirmãs.
Barreto falou sobre a relevância do Estado de Direito e a da própria democracia para a população, o que abrange a função de proteger as autoridades públicas e permitir o trabalho a ser desempenhado pelos ocupantes de cargos.
“É necessário e imprescindível a atuação dos senhores e das senhoras no sentido de prevenir algum atentado ou levante contra essas autoridades. Para o desempenho dessas funções, de segurança de autoridade governamental, é necessário o repasse dessa qualificação técnica que os senhores e as senhoras terão nesses 30 dias de curso”, explicou o gestor.
O diretor usou ainda o brasão da Casa Militar do Ceará para complementar a prioridade de valores fundamentais a serem observados pelos profissionais que trabalham com a proteção de gestores públicos. “O próprio brasão da Casa Militar faz referência a duas qualidades que deve ter quem vai desempenhar essas funções: força e lealdade. Essas duas qualidades são exigidas de quem vai assumir essas funções”, detalhou.
Já o tenente-coronel Francisco Erlânio Matoso de Almeida ressaltou a importância do curso para o Estado do Ceará, para os demais órgãos envolvidos e, principalmente, para a população. “Governar requer tomada de decisões, medidas, atos que nem sempre são unânimes. Logo, para que essa autoridade tenha a tranquilidade e a plena capacidade de exercer suas funções, é imprescindível que se tenha a proteção necessária”, reiterou o oficial.
“Quem fornece proteção a autoridade pública está protegendo o poder público, a sociedade e, de forma bem clara, a própria população. São funções que não protegem somente a autoridade, mas o próprio Estado”, endossou.
Curso tem 34 alunos do Ceará e de outros estados
Um dos alunos participantes da atual edição do CSAG é o tenente-coronel Marcelo Rosa, do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro, ora lotado na Casa Militar fluminense. Para ele, a formação deve contribuir valorosamente para a formação pessoal e profissional.
“É de grande valia que eu vejo a participação nesse curso, pois nos trará, além de trocas de informações com profissionais de outros estados, o recebimento de informações do dia a dia da sociedade. Será melhor para colocar em prática o nosso trabalho”, comentou o bombeiro.
Outro oficial participante é o capitão Assena, da Casa Militar do Piauí. “Esse curso é muito importante porque, é mais conhecimento para empregar no serviço executado com relação às autoridades. E esse curso será de grande valia para minha vida profissional e particular. Tenho muito a agradecer pela oportunidade que me foi deda”, elogiou.
Também estiveram presentes à solenidade do coronel comandante-geral adjunto do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), Wagner Alves Maia; o subcomandante-geral da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE), coronel Vinicius Vineimar Rodrigues Ferreira; o perito-geral adjunto da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Átila Einstein de Oliveira; o inspetor D. moreno, representando o superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Ceará; e o diretor de Estratégia de Segurança Pública (Diesp), tenente-coronel Gonçalo Barreto.