Novas turmas iniciais da Aesp/CE assistem palestras sobre órgãos da Segurança Pública

21 de fevereiro de 2024 - 19:16 # # # # # #

Quase 1,4 mil futuros servidores da Segurança Pública assistiram a uma série de palestras, nesta quarta-feira (21), sobre a Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE), Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) e Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE). Os conteúdos foram ministrados pelos titulares dos órgãos, no Centro de Eventos, durante aula inaugural dos cursos de formação inicial.

A solenidade reuniu 1.310 aprovados para os cursos de oficiais e praças da PMCE, além de 83 novos servidores Pefoce. Depois da abertura da aula inaugural, com o governador Elmano de Freitas, os alunos assistiram às palestras e ouviram os representantes dos órgãos e instituições.

O titular da Supesp, Nabupolasar Feitosa, falou sobre “O papel da Análise Criminal nas Atividades de Segurança Pública”. Depois, o coronel comandante-geral da PMCE, Klênio Sayvo Nascimento de Sousa, abordou “Sistema de Segurança Pública”. Em seguida, com o tema, “Atuação da Perícia Forense nas Investigações Criminais”, a palavra ficou a cargo do perito-geral da Pefoce, Júlio César Nogueira Torres.

O diretor-geral da Aesp, Leonardo Barreto, discursou aos futuros servidores. “Estamos concluindo, nas próximas semanas, o Curso de Formação Inicial da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), a quem entregaremos uma excelente turma de novos escrivães e inspetores. E, mais uma vez, em parceria com a Polícia Militar e com a Perícia Forense, a Academia receberá quase 1,4 mil homens e mulheres a serem treinados, capacitados e preparados para funções que fazem a diferença na vida do povo cearense, no dia a dia de quem nos visita, na rotina de 184 municípios de todo o Ceará”, pontuou o gestor.

Barreto lembrou ainda que, recentemente, a Aesp entregou à PMCE uma turma de novos tenentes para os quadros de saúde, além do fato de que a instituição vem promovendo curso de formação continuada. “Cumprimos a cada dia a orientação do nosso governador Elmano de Freitas e do secretário Samuel Elânio no sentido de, ao mesmo tempo, qualificar os nossos servidores e dar a esses homens e mulheres uma nova orientação, um conteúdo que versa sobre preceitos básicos de direitos humanos, de proteção a população minoritárias, de pessoas em situação de vulnerabilidade. São conteúdos que queremos transmitir dentro da Academia para que reverberem em ruas e avenidas de Fortaleza e do Interior”, completou Leonardo Barreto.

As turmas reforçarão os quadros da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE) e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) após os cursos de formação inicial ministrados pela Aesp. Os novos cadetes da Polícia Militar devem ser formados ao longo de quatro semestres letivos, com carga horária de 4.742 horas-aula. Já os alunos-soldados terão pela frente um curso inicial de 1.400 horas-aula em um semestre. A formação dos futuros servidores da Pefoce será de 540 horas-aula, entre disciplinas presenciais e a distância, com previsão de término para o 12 de maio deste ano.