Aesp e Casa Militar formam mais de 40 policiais no CSAG

22 de setembro de 2023 - 21:31 # # # # #

 

Mais de 40 agentes de forças de segurança concluíram, nesta sexta-feira (22), o Curso de Segurança de Autoridades Governamentais (CSAG) – Nível Operacional. A formação foi promovida por meio de uma parceria, entre a Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE) e a Casa Militar do Governo do Estado, envolvendo profissionais cearenses e de outros estados. A solenidade de formatura teve a presença do governador do Ceará, Elmano de Freitas, e do ministro da Educação, Camilo Sobreira de Santana.

O evento foi realizado no Museu da Imagem e do Som (MIS), em Fortaleza, contando ainda com as presenças de diversas autoridades, gestores e familiares de alunos. A turma teve 38 profissionais do Ceará, um do Piauí e dois da Bahia.

O governador Elmano de Freitas ressaltou o CSAG como formação necessária à sociedade e lembrou a relevância de estreitamento das relações entre os órgãos de segurança da região. “Tenho convicção de que as forças de segurança do Nordeste têm que ter mais proximidade, trocas de informação, ações em conjunto. Fico muito feliz por estarem aqui policiais do Piauí e da Bahia. É um orgulho para mim, enquanto governador, esse curso. Esse curso tem a excelência que tem pelo corpo docente que o integra”, complementou.

O gestor lembrou ainda o espírito democrático e institucional do curso, ressaltando que os servidores cumprem uma missão de Estado. “É muito evidente a importância do trabalho de quem faz a segurança de uma autoridade. Vossas senhorias têm o trabalho de garantir que a autoridade continue a ter tranquilidade para tomar as decisões que o cargo exige. O trabalho de vossas senhorias têm que estar à parte de vaias ou de aplausos, de apoios ou não, porque o cargo que a autoridade ocupa está legitimado pela decisão que o povo tomou. Eu sou governador. E vou passar. Estou no cargo por um prazo. Já as instituições que vossas senhorias representam são instituições de Estado. Vossas senhorias servem ao Estado. E vão servir a diversos e diversas governadores e governadoras, das mais variadas ideias, projetos políticos, matrizes ideológicas”, apontou

Turma teve o nome do ministro Camilo Santana

O ministro Camilo Santana enfatizou que o trabalho na Segurança Pública exige muita coragem, além de reiterar que tem respeito e reconhecimento pelos servidores da área. Homenageado ao ter seu nome escolhido para a denominação da turma de concludentes, ele ressaltou ainda que a formação é fundamental também para os policiais militares e demais profissionais das pastas coirmãs. “É sempre importante a formação continuada. Esse curso é justamente para que vocês possam cada vez mais se aperfeiçoar, estarem atualizados com os avanços da Segurança Pública em todas as áreas”, apontou o ministro.

Cuidar das pessoas e avançar o Ceará é prioridade também na Aesp

O diretor-geral da Academia, delegado Leonardo Barreto, recordou que o Governo do Estado prioriza a orientação de cuidar das pessoas e fazer o Ceará avançar. O gestor ressaltou que a Segurança Pública não é um eixo isolado da gestão pública e que as ações nas áreas educacionais e de combate à insegurança alimentar são efetivas neste sentido, o que também se aplica aos profissionais das forças de segurança. “Qual é a forma mais sólida, mais densa, mais libertadora de cuidar das pessoas? É através da Educação. E, aqui, nós testemunhamos isso: a preocupação do governador do Estado com a qualificação constante, com a formação inicial e continuada dos nossos profissionais da Segurança Pública, e essa tem sido a prioridade também do secretário de segurança pública, Samuel Elânio, que não tem medido esforços para viabilizar cada vez mais uma formação de excelência e tem tentado atender prontamente a todas as demandas das vinculadas de uma forma assertiva”, sintetizou o diretor, lembrando ainda das reduções das estatísticas relacionadas aos crimes violentos letais intencionais e aos investimentos estaduais em unidades de educação infantil.

CSAG consolida o Ceará como padrão nacional de educação na Segurança Pública

Esta foi a segunda turma formada no CSAG, neste ano, na Aesp/CE. A capacitação reforça ainda mais o caráter de referência nacional da Academia e do Estado do Ceará como unidade ligada à formação de agentes de segurança.

Um dos concludentes, o soldado Márcio Pietro Teixeira, lotado na 3ª Companhia do 4º Batalhão da PMCE, evidenciou como essa oportunidade é importante para os agentes. “Foi uma experiência muito enriquecedora. Aprendi muitos conteúdos. Muita gente queria ter essa oportunidade de participar. E eu estou muito honrado de ter participado. Sempre tive vontade de fazer o CSAG. E sempre que eu puder estar aqui, na Academia, para me capacitar, eu vou buscar um lugar para melhorar o meu serviço à população”, indicou a praça.