Setembro Amarelo: Abips promove ação de valorização da vida para servidores da Aesp/CE
25 de setembro de 2024 - 14:23 #Abips Itinerante #Aesp/CE #Prevenção #setembro amarelo #SSPDS
Fotos: Equipe da Abips
Nesta quarta-feira (25) os colaboradores da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) receberam o projeto “Abips Itinerante”, uma iniciativa da Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Essa ação faz parte das atividades do Setembro Amarelo, um movimento que visa mobilizar esforços para a prevenção do suicídio. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 700 mil pessoas perdem suas vidas anualmente devido ao suicídio, o que destaca a relevância de ações como essa para a saúde mental dos profissionais da segurança pública.
Durante todo o mês de setembro, uma série de serviços especializados foi oferecida com o objetivo de promover o bem-estar físico e mental dos servidores e colaboradores das vínculadas da SSPDS. O projeto “Abips Itinerante” foi criado para desenvolver estratégias que facilitem atendimentos mais rápidos e eficazes, além de fomentar ações preventivas em saúde para os profissionais vinculados à Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
Na Aesp/CE, a iniciativa contou com duas turmas pela manhã, com aproximadamente 28 colaboradores de todos os setores, incluindo policiais civis e militares, bombeiros militares, colaboradores terceirizados e administrativos, que participaram de rodas de conversa sobre idade, saúde mental e fisioterapia. A psicóloga da Abips, Joyce Silva, destacou a importância de integrar mente e corpo para melhorar a qualidade de vida.” A saúde mental é algo integrado, e é importante lembrar que mente e corpo estão interligados.”, afirmou Joyce.
Durante a ação, foram realizadas rodas de conversa sobre saúde mental e idade, além de uma mini aula de Pilates solo, com orientações sobre exercícios para os participantes. Para Joyce Silva, o Setembro Amarelo é uma campanha anual que visa conscientizar sobre a prevenção do suicídio e valorizar a vida. “Não se trata apenas de falar sobre suicídio, mas de promover ações que valorizem a vida e o autocuidado. Com pequenas atitudes e gestos, podemos transformar nosso ambiente de trabalho e nossa vida como um todo”, ressaltou a psicóloga.
O ouvidor da Aesp/CE, delegado Demóstenes Cartaxo participou da oficina e ressaltou a relevância do Setembro Amarelo, que não se resume a uma campanha de prevenção ao suicídio, mas sim a uma forma de valorizar a vida. “O setembro amarelo, mais do que uma ação de prevenção a epidemia do suicídio é uma maneira clara de expressar a valorização da vida. Neste sentido, a Aesp/Ce tendo em vista o cuidado, em todos os prismas, com seus colaboradores tem investido e proporcionado atividades concretas para estimular boas práticas de auto-cuidado e atenção mútua.” , afirmou o delegado.
Essa parceria entre a Aesp/CE e a Abips reforça a preocupação e o compromisso em cuidar de seus colaboradores em todos os aspectos, garantindo uma cultura organizacional focada na prevenção e na promoção da saúde mental.