Aesp promove ação alusiva ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

10 de setembro de 2021 - 14:43 # # # # #

Neste 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, a Academia Estadual de Segurança Publica (Aesp/CE) convidou o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar, Edir Paixão, que é pesquisador do tema, para palestrar para os servidores da Instituição de Ensino.

A ação faz parte da programação da Campanha Setembro Amarelo, e visa informar e sensibilizar as pessoas para o assunto, que é uma das principais causas de mortalidade no Brasil e no mundo, superando inclusive as mortes por guerras e homicídios.

O palestrante, que é Mestre em Saúde Pública e pesquisador do Instituto de Pesquisa, Prevenção e Estudos em Suicídio (IPPES) apresentou dados estatísticos sobre o tema e destacou a importância deste debate nas instituições.

“Nosso objetivo é tentar mostrar o que é a conceituação do que seja suicídio, tentativa de suicídio, indicar números que são alarmantes porque eles vão mostrar a necessidade de se trabalhar com essa prevenção inclusive nos próprios profissionais de segurança pública, que infelizmente é uma categoria vulnerável para o suicídio em virtude do estresse, da exposição à violência, do acesso à arma letal e outros fatores que são inerentes à atividade do profissional de segurança pública, portanto é necessário que se faça que se trabalhe com a prevenção, porque somente conhecendo é capaz de prevenir e somente treinando é possível salvar”, pontuou o tenente-coronel BM Edir Paixão.

Presente no evento, o diretor-geral da Aesp, coronel PM Antônio Clairton Alves de Abreu, alerta sobre a importância de tratar o tema no ambiente de trabalho e de identificar pessoas em sofrimento e que precisam de ajuda.

“A Aesp tem na sua carteira de obrigação a formação inicial e continuada, mas a gente também deve se preocupar com o bem-estar dos nossos servidores… Não somente no mês de setembro, mas todos os dias a gente precisa ter essa percepção. A cada dia precisamos olhar mais para o outro, para o colega ao lado, tentar ver se ele está passando por algum problema silencioso, porque muitas vezes a pessoa que se encontra em um contexto de preocupações, de tristeza, em um quadro depressivo, ou algo que vá afetar sua saúde mental, não tem a coragem de levar isso para um amigo, para um familiar e é nesse momento que nasce a importância da gente desenvolver essa sensibilidade, da gente tentar entender se há uma situação que a gente pode contribuir, e essa campanha (setembro amarelo) é importante para gente fomentar isso de uma forma mais robusta e dar o suporte necessário para caminhar cada vez mais lado a lado com os nossos servidores e colaboradores, para que eles entendam que a Academia é uma família”, ressaltou o diretor.

Guardião da vida honorário

Ao final do evento, o tenente-coronel BM Edir Paixão concedeu ao diretor da Aesp, coronel PM Clairton Abreu o título de Guardião da Vida honorário pelo relevante serviço prestado à disseminação da cultura de cuidado e preservação da vida no âmbito da segurança pública.

“Hoje nós vamos entregar um certificado de Guardiões da Vida Honorário ao Coronel Clairton pelas ações dele que são voltadas totalmente para a valorização da vida, inclusive da vida do profissional de segurança pública para essa qualidade de vida e da prevenção de suicídio também no seio da segurança pública. Então é um reconhecimento aos esforços que nós temos visto por ele para mitigar, diminuir a nossa aspiração, a nossa aspiração mesmo é zero suicídio, mesmo sendo muito difícil, mas a gente deve buscar sempre para que nenhuma vida se perca dessa forma antes do tempo”, explicou Edir.

“Café conViva – Diálogo como forma de cuidado”

Dando continuidade às ações do Setembro Amarelo na Aesp, a Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS) promoverá no próximo dia 27, o “Café conViva – Diálogo como forma de cuidado”, roda de conversa que será conduzida pelas psicólogas da SSPDS e com os servidores da vinculada.