Assessoria de Assistência Biopsicossocial da SSPDS promove edição do “Café ConViva” na Aesp

27 de setembro de 2021 - 16:45 #

 

A Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) realizou, na tarde desta segunda-feira (27), mais uma edição do “Café ConViva”, desta vez na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE).

A ação, que faz parte da programação do Setembro Amarelo – mês de prevenção ao suicídio e valorização da vida, foi ministrada pela psicóloga Janileuza Tomé e contou com a participação de servidores e colaboradores da Academia.

“A gente vem com uma proposta para falar sobre prevenção, sobre saúde mental e de uma forma mais leve, queremos falar de vida, de resgatar vivas. A ideia é a gente fazer um bate-papo para falar dos sinais, de sintomas e de acolhimento, é uma forma mais fácil de verbalizar esse assunto tão difícil que é suicídio”, explicou Janileuza.

Com uma oficina dinâmica, a psicóloga apresentou três situações da rotina da segurança pública, e os participantes, divididos em grupos escolhiam a forma que agiriam sobre cada caso e depois dialogavam com os outros grupos sobre a escolha.

O orientador da Célula de Formação Continuada da Aesp, delegado Demóstenes Cartaxo, participou da atividade e avaliou positivamente a ação. “Iniciativas como essa ajudam a própria equipe a ficar atenta aos seus colegas, aos seus companheiros e tornar o ambiente de trabalho ainda mais seguro, não apenas no aspecto formal, mas também nesse aspecto pessoal, onde um ajuda o outro, onde um é de certa forma um companheiro verdadeiro de trabalho para aquele que está ao seu lado. Então essa prática vai trazer muitos resultados positivos e que se multiplicarão aqui para o bem de todos da Aesp”, pontuou Demóstenes.

Serviço Biopsicossocial

A ABIPS da SSPDS foi criada em 2017 para proporcionar o bem-estar biopsicossocial aos agentes da segurança do Estado e conta com uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, psiquiatras, enfermeira e assistente social.

Para realizar agendamento e buscar mais informações a respeito dos serviços oferecidos aos servidores das vinculadas da SSPDS, o profissional da segurança pública pode entrar em contato pelos números: (85) 3223-1837, (85) 3214-1975 ou pelo número de WhatsApp (85) 99170-0056.