Futuros servidores da Pefoce participam pela primeira vez da Quarta-Feira Cívica na Aesp

28 de fevereiro de 2024 - 18:42 # # # # # #

Mais de 500 alunos de cursos de formação inicial participaram, nesta quarta-feira (28), de um momento especial na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE). Os futuros inspetores e escrivães da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) fizeram parte da tradicional Quarta-Feira Cívica na Aesp, com a presença de gestores da instituição e de representantes de forças coirmãs da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).  Foi a primeira vez que os alunos do Curso de Formação Inicial da Pefoce estiveram presentes à cerimônia.

Nesta edição da Quarta-Feira Cívica, a instituição recebeu a visita do perito-geral da Pefoce, Júlio Torres, e da delegada Ruth Benevides, diretora do Departamento de Polícia Judiciária Especializada – DPJE. A solenidade foi acompanhada de perto pelo diretor-geral da Aesp, delegado Leonardo Barreto; pelo orientador da Célula de Ensino Civil e Integrado da Academia, delegado Ciro Lacerda; e pelo coordenador-geral das turmas dos cursos de formação inicial da Pefoce, Perito Túlio Oliveira.

Ruth falou aos futuros agentes sobre os desafios comuns a cada novo servidor que entra para o serviço público em uma força de segurança como a PC-CE. “Eu entrei na polícia e fui para o Interior. Passei um tempo no Interior. Dois anos! Muita gente pensa. ‘Ah, é ruim o Interior…’. É não! Foi aprendizado”, relembra a delegada.  “Quando eu fui, a minha filha pequena tinha três anos, mais velha tinha cinco anos. Sofri. Eu não vou dizer que eu não sofri, estaria mentindo; sofri, mas estou aqui contando a história. Vale a pena cada passo que você dá na Polícia Civil”, completou.

Ruth Benevides também desejou boa sorte aos futuros escrivães e inspetores, conclamando a turma a se sentir orgulhosa pela missão que se avizinha. “Vistam essa camisa com orgulho, porque é muito bom fazer parte dessa instituição. Eu aprendi muito no interior. Sofri, sofri, lógico. Longe das minhas filhas, fiquei bem magrinha, mas estou aqui. E, sobre o Departamento de Polícia Judiciária Especializada, eu vou dizer aqui uns números do resultado de 2023. Nós efetuamos 719 prisões”, exemplificou.

Já o perito-geral Júlio Torres lembrou que, antes da criação da Perícia Forense, os servidores que cumpriam as funções inerentes ao órgão faziam parte da PC-CE. “Nós éramos peritos da Polícia Civil. São duas instituições coirmãs. O trabalho das duas instituições depende muito dessa boa interrelação, dessa comunicação. O bom trabalho de uma depende do bom trabalho de outra”, explicou.

“Temos duas instituições que estão sendo fortalecidas. E a gente agradece ao secretário Samuel Elânio. Isso é fruto do esforço do secretário, no sentido de ter uma formação conjunta e unificada. Aqui, temos também a formação Polícia Militar. E eu não poderia deixar de citar o governador Elmano de Freitas pela visão de investir na Segurança Pública”, reiterou.

Leonardo Barreto reiterou o interesse de promover os melhores cursos de formação desde a implantação desta Academia. “Isso é um objetivo da Perícia Forense, da Polícia Civil, da Polícia Militar. E é objetivo da Academia Estadual de Segurança Pública do Estado do Ceará. Mais do que interesse de todas as instituições, é o interesse da sociedade, do povo do Estado do Ceará, destinatário final dos nossos serviços de polícia ostensiva, de polícia judiciária e de perícia forense”, detalhou.

“O sucesso desse curso de formação tem a ver com a gestão da Aesp e com a colaboração de cada vinculada, mas tem a ver também com dedicação, compromisso, empenho, respeito, postura, hierarquia e disciplina de cada aluno e aluna que chegou ate aqui”, parabenizou o gestor. O papel da Pefoce e a forma como a Perícia Forense se faz importante para os trabalhos de polícia judiciária desempenhados pela PC-CE foi detalhado pelo perito-geral Júlio Torres.

“A Pefoce possui funções específicas e exclusivas que possibilitam o avanço e a conclusão de investigações. Tenham a certeza de que, quando estiverem na Polícia Civil, os senhores e as senhoras serão nossos parceiros. E quem estiver na Pefoce, seja em qual cargo for, também deve enxergar na PC-CE uma instituição parceira”, complementou.

A Quarta-Feira Cívica na Aesp é uma cerimônia tradicional da instituição, envolvendo sempre alunos em fase de formação inicial, com o objetivo de treiná-los e ambientá-los em conteúdos teóricos e práticos ligados aos protocolos de cerimonial civil e militar da Segurança Pública.