Aesp/CE capacita futuros policiais civis para realizar atendimento pré-hospitalar tático

14 de fevereiro de 2024 - 15:47 # # # #

 

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) está promovendo, no Curso de Formação de Escrivães e Inspetores da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), a disciplina de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) Tático. O objetivo do conteúdo é preparar os futuros agentes para a oferta de suporte básico e adequado em ocorrências que demandem prestação de socorro rápido anterior ao atendimento de uma equipe médica especializada.

A disciplina está sendo orientada ao longo do mês de fevereiro, com carga horária de 36 horas/aula, na sede desta Academia. De acordo com o instrutor Isaac Dieb, esse treinamento tem teoria e prática necessárias para que os policiais civis trabalhem de modo satisfatório em eventuais ocorrências com esse perfil. “A rotina de um escrivão ou de um inspetor nunca se limita à própria atividade policial. São muitas as necessidades que surgem ao longo do dia, em diferentes momentos, nas mais diversas formas. E a prestação de socorro é um desses exemplos. Um bom atendimento pode ser o diferencial na vida de quem recebe esse suporte”, explica o docente.

Em atividades práticas, os alunos simulam o atendimento a uma vítima, realizando uma avaliação primária e prosseguindo com a execução de manobras de parada cardiorrespiratória e compressão torácica, que tem por finalidade manter os sinais vitais da vítima com parada a cardiorrespiratória, a fim de reduzir o agravamento até a chegada da assistência especializada.

De acordo com o conteúdo programático, a disciplina aborda os principais tipos de equipamentos de proteção individual (EPIs); avaliação geral e atendimento à vítima pelo protocolo X ABCDE; emergências clínicas em parada cardíaca; diretrizes da American Heart Association em RCP; obstrução de vias aéreas e ventilação artificial; emergências clínicas em convulsões e desmaio; atendimento básico à vítima de convulsão e desmaio; atendimento pré-hospitalar nas fraturas; fraturas e os tipos de imobilizações realizadas no APH, entre outros assuntos que irão ajudar os agentes de segurança pública a assegurar a sobrevida das vítimas nos mais variados tipos de ocorrências.