Alunos dos Cursos de Formação da Pefoce concluem disciplina de Tiro Policial Defensivo

12 de abril de 2024 - 16:39 # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) concluiu, nesta sexta-feira (12), as aulas de Tiro Policial Defensivo para as turmas dos cursos de formação inicial da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce).

A disciplina faz parte da grade curricular dos cursos de formação inicial da Pefoce, que tiveram início no fim de fevereiro e devem ser concluídos em maio. São abordados temas como manuseio da arma de fogo, fundamentos e habilidades de tiro.

Essa disciplina é uma das mais esperadas pelos alunos. O treinamento é intensivo e exige muita atenção. Cada tiro representa não apenas um exercício prático, mas uma declaração de comprometimento com a segurança pública e a excelência profissional.

A aluna Mayara, do Curso de Auxiliar de Perícia, explica que a disciplina é muito importante para a formação dos futuros profissionais de pericia. “A instrução que a gente está recebendo, de forma tão adequada, tão precisa, deixa aqueles que nunca tiveram contato com armas de fogo bem mais calmos, mais tranquilos. Aqueles que já praticaram ou praticam tiro esportivo deixam de lado alguns hábitos errados da prática, que a gente sabe que sempre tem”, ressalta.

Para a aluna Natalia, do Curso de Formação de Médico Perito Legista, uma das habilidades mais importantes é o controle emocional e o foco mental. “Eu acho que a arma é uma grande responsabilidade, não é brincadeira. Você portar uma arma tem que estar muito consciente da sua capacidade física e, principalmente, da sua capacidade mental. Como psiquiatra, a gente tem que atestar isso. Você tem a capacidade de controlar o impulso? Como você lida com a sua raiva, como você lida consigo?”, ressaltou Natália

O aluno Azevedo, do Curso de Auxiliar de Perícia, possui necessidades especiais, mas ele conta que, durante todo curso, as orientações são adequadas de acordo com as dificuldades de cada aluno. “Eu sou muito grato à Aesp, em especial aos meus instrutores, porque a todo instante houve um cuidado permanente, não só comigo, mas com todo e qualquer aluno que fez e está fazendo a disciplina de tiro defensivo”, pontuou.

Segundo o subtenente Mendes, professor da disciplina de Tiro Polícia Defensivo da Aesp, o primeiro contato com a arma de fogo ocorre ainda em sala de aula. “Não é no estante de tiro, é na sala de aula, no ambiente controlado e seguro, onde eles fazem um manuseio para entender de fato como realmente a arma funciona e questões de balística também. Em um segundo momento é que eles realmente vêm para o estande de tiro para poder fazer a prática das atividades com tiro real”, afirma.

Ainda de acordo com o militar, em cada disparo, em cada respiração, o Curso de Tiro Policial Defensivo da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará molda os heróis que estão na linha de frente da justiça e da segurança pública.

“O foco nesse momento para essa turma são as armas curtas, então eles estão experimentando e se capacitando no aprendizado de nas armas curtas, mais especificamente as pistolas que temos dentro do arsenal da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará”, complementa.