Aesp inicia aulas práticas de Procedimentos Operacionais para alunos-soldados da PMCE

11 de abril de 2024 - 13:26 #

Os alunos-soldados da Polícia Militar do Ceará (PMCE) estão participando de aulas, na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), sobre Procedimentos Operacionais. O conteúdo faz parte do Curso de Formação de Soldados (CFS) da PMCE e é dividido em três módulos, cada um com 36 horas/aula, entre aulas teóricas e atividades práticas.

Entre os temas abordados estão Fundamentos do Tiro, Deslocamento Tático, Uso Diferencial da Força, Funções Operacionais no Patrulhamento Motorizado, Abordagem a Veículo de Passageiros, Bloqueio em Via Pública e Veículo em Situação de Fuga. Um dos instrutores da disciplina é subtenente Jerônimo. Ele explica que os conteúdos apresentados na disciplina farão parte do cotidiano de cada soldado.

“Nós, do Comando Tático Motorizado (Cotam), uma unidade do Comando de Polícia de Choque (CPChoque), possuímos o mister de patrulhamento urbano. A gente sempre tem que estar batendo nessa tecla porque é o dia a dia do policial militar na segurança pública do nosso Estado, como também das nossas coirmãs Polícia civil e até mesmo as outras vinculadas que, por necessidade, também tem que ter esse conhecimento. E, a cada vez mais, vem melhorando, vem aperfeiçoando a técnica desse tipo de padronização”, detalha o docente.

Para o aluno-soldado Moraes, do 11º Pelotão, a junção de conteúdos teóricos e práticos é um diferencial dessa disciplina. “ Já conseguimos sentir um pouquinho de como é que vai ser nas ruas. A passagem da aula prática e da teórica é muito importante até porque é muito detalhe que você tem que se atentar para o procedimento da abordagem ou qualquer outro procedimento da disciplina”, afirma.  “Juntando os dois (teoria e prática), a gente sai com um arcabouço muito maior de conhecimento, principalmente com os instrutores muito qualificados”, reitera.

Já a aluna-soldado Joyce Batista Saturnino explica que o conteúdo é uma grande novidade para quem está entrando na carreira militar. “É importante essa disciplina tanto na teoria como na prática. A teoria é muito importante, aquele primeiro contato, principalmente para quem veio da vida de civil, que não tem muitas informações sobre os procedimentos da Polícia Militar. Quem vê de fora, às vezes, não tem noção de quanta prática estuda”, aborda.

“Essa disciplina é muito esperada pela maioria dos alunos, porque envolve práticas realmente de combate na polícia, no dia a dia do policial, não apenas teoria. É muito importante para que os policiais consigam desempenhar o seu papel da melhor forma possível, respeitando os direitos humanos, respeitando o cidadão, conseguindo desempenhar um papel muito fundamental na sociedade”, aprofunda.

Curso de Formação de Soldados

O Curso de Formação de Soldados, promovido pela Aesp/CE, possui uma carga horária de 1400 horas/aula e duração de seis meses. As aulas acontecerão simultaneamente na sede da Academia, no Centro de Formação e Desenvolvimento para os Profissionais da Educação do Ceará (FormaCE) e em batalhões da Região Metropolitana de Fortaleza.

A matriz curricular do curso conta com disciplinas de conhecimentos integrados, jurídicos e específicos, abordando assuntos como: atendimento pré-hospitalar; atuação do profissional de segurança pública frente aos grupos vulneráveis; direitos humanos, dentre outros.