Aesp e PMCE iniciam atividades curriculares do CFO em novo ambiente

9 de abril de 2024 - 08:42 #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) e a Polícia Militar do Ceará (PMCE) promoveram, nessa segunda-feira (8), o início das atividades curriculares do Curso de Formação de Oficiais (CFO) no complexo educacional do 1º Colégio da PMCE General Edgard Facó, no bairro Antônio Bezerra, em Fortaleza. O espaço passou por intervenções e obras para o recebimento dos cadetes, sendo concretizada a apresentação no novo local na manhã de ontem.

“Podemos considerar um fato histórico dentro da segurança pública, onde as duas instituições, AESP e PMCE, trazem para este solo sagrado o Curso de Formação de Oficiais”, celebrou a diretora de Planejamento e Gestão Interna (DPGI) da Academia, coronel Asmenha Torquato.

A oficial lembrou que o espaço já sediou a formação de excelentes quadros para a Polícia Militar. “Décadas atrás oficiais e praças foram formados neste local, e muitos se destacaram e mostraram seu valor dentro desta secular instituição que é a Polícia Militar”, complementou a coronel Asmenha.

“A partir de hoje os cadetes serão formados nessa nova instalação, continuando com o apoio incondicional de sua unidade formadora que é a AESP. Tivemos, na semana passada, vários momentos de conversa explicando e orientando nossos alunos para essa nova missão, para esse novo momento. Aqui, assim como na Aesp, é a segunda casa de vocês”, relembrou.

O coronel comandante da PMCE, Klênio Savyo Nascimento de Sousa, externou gratidão a diversos órgãos e pessoas envolvidos no processo de instalação do CFO no complexo do colégio. “Quem veio aqui dois meses atrás não acreditaria que nós teríamos um ambiente de tamanha qualidade. Aqui, temos espaço para mais de 160 alunos. Aqueles que moram mais longe podem ocupar o espaço e aqui permanecer”, exemplificou o gestor.

Dirigindo-se aos cadetes, o coronel falou sobre o futuro que os espera como oficiais. “Você tem que entrar aqui de uma forma e sair de outra. A nossa missão é servir. Ninguém aqui vai ficar milionário. Você está indo para um serviço, de servir ao outro. E estamos aqui para servir a quem nós devemos servir por 24 horas”, aprofundou o Klênio.

Curso de Formação de Oficiais

A formação dos novos tenentes é promovida pela Aesp com o apoio da PMCE, tendo duração de quatro semestres letivos e possuindo uma carga horária de 4.742horas/aula. A capacitação segue uma matriz curricular diversificada que inclui instruções teóricas e práticas de técnica policial militar; policiamento ostensivo geral; polícia comunitária; planejamento operacional; inteligência em segurança pública; tiro policial defensivo; defesa pessoal; gestão da qualidade; gerenciamento de crises; elaboração e gestão de projetos. Além de conhecimentos da área jurídica e de diversas modalidades de policiamento.

Os oficiais das corporações militares são os responsáveis por desempenhar funções de comando e gestão direta com a tropa. Além de gerenciar recursos humanos e logísticos da corporação.