Quarta-Feira Cívica da Aesp recebe diretor do Departamento de Inteligência da PC-CE

7 de fevereiro de 2024 - 18:13 # # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) promoveu, nesta quarta-feira (7), a primeira edição da tradicional Quarta-Feira Cívica em fevereiro deste ano. Durante a solenidade, realizada na sede da instituição, os alunos do Curso de Formação de Escrivães e Inspetores da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) demonstraram o avanço no nível de domínio sobre os protocolos cerimoniais cívico-militares e assistiram a uma palestra sobre o funcionamento do Departamento de Inteligência Policial (DIP).

A Quarta-Feira Cívica teve a visita do diretor do DIP, delegado Edvando França, recebido pelo diretor-geral da Aesp/CE, delegado Leonardo Barreto, e pelo coordenador do Curso de Formação da PC-CE, delegado Ciro Lacerda.

Leonardo Barreto apresentou o colega à turma de futuros escrivães e inspetores, além de destacar a sua relevante atuação na PC-CE. “Apesar de ser um delegado jovem, da turma de 2016, já demostrou serviços prestados nessa trajetória. Esse amor, essa paixão que ele externa (à Polícia Civil) é o que a gente realmente quer de cada um das senhoras e dos senhores; que abracem realmente essa causa. Nossas famílias residem aqui, nós moramos aqui, nosso destinatário final – que é o povo do Estado do Ceará e quem nos visita – aposta todas as fichas nos policiais civis e nas forças de Segurança Pública”, indicou o diretor.

Ao falar sobre o departamento, de modo breve, Barreto também destacou a importância da Inteligência para a PC-CE. “O DIP é um departamento crucial, não precisa fazer um esforço hercúleo de argumentação para entender isso. A Inteligência é o eixo central da nossa atividade de polícia judiciária. Mas, como em toda força de segurança, não se sustenta sozinha”, comento.

Delegado traduz a PC-CE em sua vida: amor

Já Edvando França explicou como é estruturada a Inteligência na Polícia Civil e a comentou sua entrada na corporação. “A estrutura de Inteligência da PC-CE é composta pelo DIP e há núcleos avançados de Inteligência no Interior, que estão sendo expandidos. Em todas as regionais vai haver um desses núcleos, onde os polciais vão exercer essas atividades de Inteligência no Interior vinculados ao DIP. E também temos os núcleos de Inteligência das delegacias distritais e especializadas”, descreveu.

“Quando eu entrei na polícia havia um sentimento que me consumia muito: medo. Era a incerteza do que eu iria encontrar. Isso me fez mais forte. Isso me treinou e me deu capacidade. Hoje, eu amo a minha instituição. Eu amo o que eu faço. E vocês vão amar. É muito bom!”, previu o diretor do DIP.

“Vocês vão colocar em prática o que vocês veem em filme. Vocês vão colocar em prática soluções de casos complexos. A sociedade espera de vocês. A sociedade e vai dizer: me ajude, melhora minha vida, melhora a vida do meu filho. É uma responsabiidade muito grande, não é para todo mundo. Hoje, o medo existe, mas é bem pequeninho. Tenho o sentimento de recompensa dentro de mim, de dizer assim: fui escolhido para dar o melhor à sociedade”, confessou.

Cerimônia se tornou ponto alto do Curso de Formação

A solenidade é tradicional na Aesp, sempre envolvendo alunos em fase de formação inicial para as forças de Segurança Pública do Ceará, e é acompanhada pela direção desta Academia.

Trata-se um processo pedagógico teórico e prático para dar aos futuros agentes noções avançadas de protocolos cívico-militares, além de conteúdos como disciplina, hierarquia, conduta, respeito, postura e ordem.

As atividades são realizadas na própria instituição, normalmente no período vespertino, com visitas de gestores ligados à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e/ou às forças coirmãs.