Quarta-Feira Cívica da Aesp recebe diretora do DRA da PC-CE

31 de janeiro de 2024 - 18:38 # # # #

 

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) promoveu, nesta quarta-feira (31), a última edição da Quarta-Feira Cívica em janeiro deste ano. Pela quinta vez em 2024, os alunos do Curso de Formação de Escrivães e Inspetores da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) participaram da solenidade, acompanhados pelo diretor-geral da instituição, delegado Leonardo Barreto; e pelo orientador da Célula de Ensino Civil e Integrado da Academia, delegado Ciro Lacerda.

A cerimônia teve a presença da diretora do Departamento de Recuperação de Ativos (DRA) da PC-CE, delegada Ivana Marques. Docente da Academia, professora do Curso de Formação da Polícia Civil, foi recebida pelo diretor-geral e viu de perto a preparação dos futuros policiais civis para um protocolo cívico-militar.

Leonardo Barreto apresentou a delegada à turma e lembrou que ela já fez parte da gestão superior da Academia. “É uma honra recebê-la porque agrega significativamente muito valor, não só nesse momento, mas também compondo o nosso corpo docente. É uma profissional eclética, que já trabalhou em diversas áreas, como Defesa da Mulher e Crimes Contra a Ordem Tributária, além de ter experiência no Interior”, citou o diretor-geral.

Já Ivana Marques confessou estar feliz pela oportunidade de voltar à Aesp, onde – mais uma vez – lecionará a disciplina de Corrupção e Lavagem de Dinheiro, e deu uma explicação sobre o funcionamento da DRA aos alunos. “Nós, quando entramos na Polícia Civil, em 2010, entramos numa Polícia Civil que ainda não tinha esse departamento. E que não tinha a cultura de recuperação de ativos. Hoje, a Polícia Civil alcançou um outro patamar de investigação”, expressou a delegada.

“No início de uma investigação criminal a gente já tem que buscar uma investigação financeira e patrimoninal para que a gente consiga fazer a tão falada ‘asfixia financeira’ das organizações criminosas. A cada ano a Polícia Civil consegue galgar melhores números na recuperação de ativos”, completou Ivana.

A diretora do DRA exemplificou também que esse trabalho não se resume ao departamento, nem aos policiais civis nele lotados, mas a cada unidade da PC-CE. “Todos vocês, enquanto policiais civis, na delegacia em que vocês estiverem, vão fazer investigação financeira e patrimonial. Vocês já saem daqui preparados para isso. E vão se aprofundar nos cursos de educação continuada da Aesp”, complementou.

A Quarta-Feira Cívica na Aesp é realizada de modo tradicional, como forma de introduzir e praticar o protocolo cívico-militar entre os alunos dos cursos de formação para as forças coirmãs da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).