Secretário da SSPDS participa de Quarta-feira Cívica na Aesp/CE

17 de janeiro de 2024 - 18:49 # # # # #

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), Samuel Elânio, visitou a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), na tarde desta quarta-feira (17), para acompanhar um momento tradicional na agenda da instituição.

Ao lado do diretor-geral da Academia, delegado Leonardo Barreto; e da diretora de Planejamento e Gestão Interna da Aesp/CE, delegada Kamilly Campos, Samuel Elânio acompanhou a Quarta-feira Cívica. Trata-se de uma cerimônia que faz parte dos protocolos acadêmicos da Aesp e que tem como tradição a participação de futuros servidores das forças de Segurança Pública em processo de formação inicial. Semanalmente, sempre às quartas-feiras, os futuros agentes encerram a tarde da quarta-feira de modo cívico-militar, acompanhados pela direção da Academia e por convidados ligados à SSPDS e demais órgãos vinculados.

Ex-delegado da Polícia Civil e delegado da Polícia Federal, Samuel Elânio relembrou momentos da sua Formação policial e ressaltou a importância dessa fase para os futuros agentes da segurança pública. “É uma honra poder voltar a esta casa. Quando fiz o curso de formação da Polícia Civil, não existia ainda a Academia Estadual de Segurança Pública. A formação para delegado era na Academia de Polícia Civil. Então, não tive a oportunidade de cursar a Academia Estadual de Segurança Pública. E é sempre uma honra estar aqui. Confesso que não tinha visto uma cerimônia desta altura, a Quarta-Feira Cívica, assim como foi a aula inaugural”, destacou o gestor.

Leonardo Barreto fez questão de reiterar a expectativa na formação dos futuros policiais civis e enaltecer o trabalho que vem sendo desempenhado por toda equipe da Academia. “Os comentários são elogiosos com relação aos princípios que nós trazemos desde o início do curso: postura, respeito, hierarquia, disciplina e integração. E eu sou testemunha. Hoje, venho parabenizar os alunos, os coordenadores e monitores. A gente alcançará o nosso objetivo maior somente se houver essa via de mão dupla: a Aesp dando o seu melhor, os alunos também dando o melhor”, comentou o gestor.

Durante a solenidade, diante do secretário Samuel Elânio e dos demais presentes, Leonardo Barreto também fez questão de citar um episódio envolvendo uma aluna da T2: Katerine Crisanto. “A Katerine, conforme me foi repassado pelo coordenador geral, auxiliou na retirada da pane de uma viatura no curso de uma instrução. Parece um ato simples, mas eu aproveito esse ato para destacar a proatividade, a eficiência e, sobretudo, o espírito de equipe. São atitudes como essa que dizem muito o futuro profissional de Segurança Pública que com certeza ela será”, destacou Barreto, conclamando uma salva de palmas à aluna.

Ao se referir a aluna, o secretário Samuel Elânio indicou que esses são preceitos básicos da rotina policial: o espírito de equipe, a irmandade e a ajuda mútua. “Sai junto, chega junto. O que a Katerine fez representa isso, de as pessoas trabalharem juntas, iniciarem o trabalho juntas, estarem integradas. Se a situação é difícil, ficam todos juntos. Se a situação for fácil, também”, exemplificou o gestor.

Participaram da solenidade os alunos que compõem a Turma 2/2021 do Curso de Formação de Escrivães e Inspetores da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE). Também participou da cerimônia o orientador da Célula de Ensino Civil e Integrado da Academia, delegado Ciro Lacerda.