Aesp promove Quarta-Feira Cívica com alunos do Curso de Formação da PC-CE

3 de janeiro de 2024 - 18:15 # # # # #

Os alunos que compõem a Turma 2/2021 do Curso de Formação de Escrivães e Inspetores da Polícia Civil do Estado do Ceará participaram de um momento de civismo e cidadania, nesta quarta-feira (3), na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará. Seguindo um protocolo acadêmico, os futuros agentes vivenciaram de modo prático uma solenidade cívico-militar.

A Quarta-feira Cívica na Aesp – como é chamada essa cerimônia – é tradicional durante cursos de formação de novos profissionais para as forças de segurança do Ceará. Trata-se de uma ocasião especial, promovida pela Coordenação de Ensino e Instrução da Aesp.

De acordo com o diretor-geral da Aesp, delegado Leonardo Barreto, o processo de formação funciona como uma via de mão dupla, na qual os alunos e os servidores da Aesp unem esforços por um bem comum. “Lembro de ter destacado, na aula inaugural, algumas diretrizes e alguns princípios, que seriam essenciais para que, em abril deste ano, nós pudéssemos entregar à Polícia Civil – mas não apenas à Polícia Civil, à sociedade cearense – homens e mulheres policiais civis verdadeiramente comprometidos. E, pelos rumos que a gente está vendo, pela condução do curso de formação, pela coordenação, pelos monitores, pelos professores, por vocês, alunos, a gente vai conseguir alcançar esse objetivo e esse desiderato que é um objetivo nosso e é um objetivo de vocês”, previu o gestor.

Além de apresentar o organograma e as atribuições setoriais da Polícia Civil, o delegado Pedro Viana, diretor do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Sul da PC-CE, exemplificou como podem ocorrer as lotações dos futuros escrivães e inspetores, bem como apontou as características fundamentais para o exercício da atividade de policiamento judiciário.

“É extremamente importante que vocês tenham consciência do que estão se propondo a fazer ao entrar para a Polícia Civil. Policial civil não tem dia e não tem hora pra trabalhar. Períodos como esse, de Natal de Ano-Novo, quando o cidadão comum quer fazer viagem e passear com sua família, é um momento em que os senhores e as senhoras terão que trabalhar. Então, acostumem-se com essa ideia: polícia é sacerdócio”, ilustrou.

Também participaram da cerimônia a diretora de Planejamento e Gestão Interna da Aesp/CE, delegada Kamilly Campos; o orientador da Célula de Ensino Civil e Integrado da Academia, delegado Ciro Lacerda, e o delegado Antônio Edvando Elias de França Júnior, do Departamento de Inteligência Policial (DPI).

Nova turma deve ampliar ações da PC-CE

Uma vez formada, a turma deve permitir o reforço do efetivo da Polícia Civil em mais de 10%, incluindo ações de enfrentamento ao crime organizado, prevenção a crimes violentos letais intencionais e redução de crimes violentos contra o patrimônio, além da proteção de populações e grupos minoritários com base em preceitos fundamentais dos direitos humanos. A qualificação da turma prevê 602 horas/aula na modalidade presencial e 126 horas/aula em ensino a distância, totalizando 728 horas/aula, entre conteúdos teóricos e práticos.