Nova turma de mergulhadores de resgate é formada em parceria entre Aesp e Corpo de Bombeiros

28 de setembro de 2023 - 15:38 # # # # #

 

Uma turma de bombeiros militares do Ceará e de outros estados do Nordeste está concluindo, nesta sexta-feira (29), o primeiro mês de aulas do CMAUT (Curso de Mergulho Autônomo ). A capacitação vem sendo feita na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), e está em sua 15ª edição.

O CMAUT é um curso de mergulho que prevê atividades teóricas e técnicas para formar novos mergulhadores de resgate. Esse é um dos cursos mais tradicionais do país. Ao todo, na 15ª turma, havia inicialmente 25 alunos, mas apenas sete continuam. Além de bombeiros militares do CBMCE, há agentes da Bahia e do Maranhão, assim como da Polícia Militar do Estado do Ceará. Essa formação começou em 1º de setembro, com conclusão prevista para o fim de outubro, após 360 horas/aula.

Sociedade receberá mergulhadores com alto padrão de eficiência

De acordo com o diretor-geral da Academia, delegado Leonardo Barreto, a instituição cumpre uma tarefa importante ao iniciar e concluir cada turma do CMAUT. “Essa é uma formação complexa, um tanto quanto difícil, que demanda bastante preparo do aluno. Ao final, esse aluno estará pronto, ainda mais capacitado, para atender bem a sociedade. É uma qualificação que realmente põe o Ceará numa posição privilegiada”, afirma o gestor.

Já o coronel comandante-geral do CBMCE, Cláudio Barreto, também é mergulhador de resgate e enfatiza o valor da formação. “Este curso é uma das qualificações mais importantes e tradicionais dos corpos de bombeiros no Brasil, é conhecido pelo alto grau de dificuldade”.

Curso prevê buscas em profundidade de até 50 metros

Os alunos são submetidos a um treinamento que inclui aulas de mergulho livre; mergulho autônomo; física do mergulho; fisiologia do mergulho; salvamento aquático e náutica, entre outros conhecimentos fundamentais para a formação de um mergulhador autônomo de circuito aberto. Esse profissional estará apto a atuar em ocorrências de localização, busca, resgate e salvamento aquático, em profundidade de até 50 metros ou seis atmosfera de pressão.