CMAUT tem instrução de utilização da roupa seca e descontaminação

26 de outubro de 2021 - 15:05 #

Nessa segunda-feira (25) os alunos do Curso de Mergulho Autônomo (CMAUT), foram para uma pedreira na região de Caucaia, participar de instrução prática em ambiente controlado com a utilização de fullface, roupa seca e descontaminação.

De acordo com o monitor do curso, tenente BM Danillo Cidreira, durante os exercícios, que simulavam um ambiente totalmente contaminado, impróprio para o mergulho, os alunos utilizaram padrões de busca já ensinados e utilizaram equipamentos para isolar o mergulhador do meio tóxico.

“A máscara de fullface é um equipamento que isola o rosto do mergulhador do contato com a água, ela utilizada com a roupa seca, que é uma roupa que isola o corpo do mergulhador do contato com o ambiente, deixa o militar quase encapsulado”, explicou Cidreira.

Mergulhando em uma profundidade aproximada de 10 metros, os alunos cumpriram dois exercícios. Na primeira oficina, os alunos receberam a missão de realizar uma busca de vítima de afogamento e após encontrar deveriam realizar todo o packing, que é acondicionar e resgatar a vítima em um saco para esta destinação. Já a segunda missão foi encontrar um motor de popa que estava perdido, e ao encontrar os alunos deveriam marcar o local e realizar a reflutuação do objeto.

Após o cumprimento das missões os alunos realizaram a descontaminação, que é o procedimento para retirada de todas as impurezas que os materiais tiveram contato.

Esta é a última semana de instrução do CMAUT/2021, e os alunos já se preparam para a formatura do curso que garantirá a conquista da sonhada formação de mergulhador de resgate.

Sobre o CMAUT

O Curso de Mergulho Autônomo, conhecido como CMAUT, é uma das qualificações mais importantes e tradicionais dos Corpos de Bombeiros do Brasil. A capacitação, de 360 horas/aula, é promovida pela Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE) sob a coordenação do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) e tem o objetivo de habilitar os participantes a desempenharem atividades de mergulhador autônomo de circuito aberto, para atuar em ocorrências de busca, resgate e salvamento aquático com baixa visibilidade, em profundidade de até 50 metros.

Um grupo de 28 profissionais de segurança pública iniciaram o CMAUT/2021 em 31 de agosto, e apenas 8 permanecem na capacitação que tem previsão de término no próximo dia 29.