CMAUT tem dia de instrução com desvencilhamento e mergulho em comporta

20 de outubro de 2021 - 12:56 # # # #

Seguem em ritmo acelerado as instruções do Curso de Mergulho Autônomo (CMAUT) – capacitação promovida pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) e coordenada pelo Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) – e que visa formar mergulhadores especialistas em resgate.

Na manhã dessa terça-feira (19), os oito alunos, que permanecem no curso, participaram de instrução sobre desvencilhamento. A atividade aconteceu no parque aquático da Aesp, momento em que puderam ser testados em situações de zero visibilidade, e com muitos obstáculos submersos, sendo necessário inclusive retirar o equipamento para passar por um local restrito, além de serem submetidos a engancho de rede de pesca.

“Todos esses cenários são alguns dos que os Mergulhadores de resgate encontram nas suas diversas missões. Nas imagens e vídeos conseguimos ver que o mergulhador deve ter habilidade e calma para transpor os obstáculos e retirar todos os enganchos que foram submetidos. Todos os alunos obtiveram êxito em mais uma instrução com um elevado grau de dificuldade, e se preparam paras provas finais”, explicou o monitor e instrutor do curso, tenente BM Danillo Cidreira.

Já no período da tarde, o CMAUT se deslocou para o açude Pacoti, onde tiveram uma explicação teórica sobre o funcionamento da comporta, suas peculiaridades, e orientações do procedimento a ser adotado em ocorrências que precisa ser feito mergulho próximo a esse tipo de mecanismo.

O Engenheiro Berthyer da Companhia de Gestão dos Recursos hídricos (Cogerh) explicou numa instrução teórica todo o funcionamento e características de uma comporta. Com o apoio do Sr. Veridiano, que realizou o fechamento da passagem de água para minimizar os riscos, os alunos do CMAUT realizaram um mergulho na comporta do Açude Pacoti e puderam ver fisicamente todas as peculiaridades desse mecanismo. Pois vários afogamentos e perdas de materiais acontecem por causa da força da passagem da água e após o fechamento da comporta os Mergulhadores de resgate realizam o mergulho para retirada ou recuperação da vítima ou do objeto.

O CMAUT entra agora na última semana de instrução, módulo com foco em instrução de utilização de fullface, comunicação subaquática, utilização da roupa seca e descontaminação.