Campanha “Fazer o bem é dado positivo” chega ao fim com sucesso em doações

1 de julho de 2022 - 15:37 # # #

Foram 62 dias de mobilização solidária promovida pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) com a campanha “Fazer o Bem é Dado Positivo”. A iniciativa, que surgiu com objetivo de arrecadar alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade social do bairro Grande Bom Jardim e material para catadores de recicláveis, começou no dia 29 de abril, terminou dia 30 de junho e fez parte da programação em alusão aos quatro anos da Supesp. No total, foram 470 quilos de alimentos arrecadados em cestas básicas e 82 quilos de materiais recicláveis doados.

“Estou muito feliz com o resultado das arrecadações. A Supesp comemorou quatro anos de existência com a entrega da Medalha do Mérito Supesp, mas também procuramos ampliar essa comemoração externamente, e a melhor maneira, foi fazendo de forma solidária, pensando em quem precisa. É muito salutar auxiliar a população de famílias mais vulneráveis”, declarou o superintendente da Supesp, Dr. Helano Matos

Durante a campanha, a Supesp realizou um encontro com membros da Prefeitura de Gestão Ambiental da Universidade Federal do Ceará (UFC) e associações que trabalham com coleta seletiva, a fim de incentivar a reciclagem nos órgãos de segurança pública. Para o professor engenheiro ambiental da UFC, Marcílio Moura, “Fazer o Bem é Dado Positivo” consistiu numa ótima iniciativa e trouxe perspectivas para estreitar parcerias de coleta seletiva na Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE).

“A coleta seletiva de resíduos sólidos é um instrumento de inclusão social e uma via necessária para minimizar os impactos causados ao meio ambiente devido ao descarte indiscriminado desses resíduos. São inúmeras as vantagens da coleta seletiva. A iniciativa gera economia de recursos para os órgãos públicos, pois um volume menor de resíduos é coletado pelas empresas com as quais o poder público mantém contrato de coleta”, acrescentou o engenheiro ambiental.

Elo social com a Aesp-CE

A campanha teve a sensibilização de todos os colaboradores Supesp e das demais Forças de Segurança parceiras, como a Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp-CE), que foi um dos locais de arrecadação e recebeu 40 quilos de alimentos.

“É muito importante essa parceria com a Supesp para fortalecer a integração em ações de natureza social. Uma campanha desse nível nos ajuda a fortalecer o elo com a comunidade”, afirmou o diretor de Planejamento e Gestão Interna da Aesp-CE, Dr. Nartan da Costa Andrade.

Os 470 quilos de alimentos foram doados aos moradores do bairro Bom Jardim, da Associação Cultural Santa Teresinha do Menino Jesus, em situação de vulnerabilidade social, à Comunidade Antônia Justa, em Maracanaú, que atende pessoas com hanseníase e à Associação dos Agentes Ambientais Rosa Virgínia, que além de alimentos foi beneficiada com material reciclável. A entidade há 18 anos trabalha com reciclagem, beneficiando 22 famílias, gerando emprego e renda.

“Pra nós é de fundamental importância poder contar com toda sociedade na coleta seletiva. Esse material doado por meio da Supesp vai ajudar a manter a associação e as famílias com trabalho digno e honesto, mas que não é fácil. A ajuda é muito bem-vinda”, afirmou presidente da associação Rosa Virgínia, Musamara Mendes Pereira.