I Encontro de Pesquisa: Supesp abre, nesta segunda-feira (26), as inscrições para submissão de resumos científicos

27 de fevereiro de 2024 - 15:22 # # # #

Investimento em pesquisa, análise de dados e inteligência criminal. A partir desta segunda-feira (26), a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) abre inscrições para submissão de resumos de artigos científicos, para o I Encontro de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública do Ceará, voltado para pesquisadores e profissionais de segurança. As inscrições vão até 27 de março de 2024. As informações e o regulamento podem ser conferidos no link https://www.supesp.ce.gov.br/1-encontro/ ou solicitados via e-mail supespencontro@gmail.com

banner_inscricoes

O I Encontro de Pesquisa acontece dias 20 e 21 de junho de 2024, no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza, com o intuito de debater várias temáticas em torno da segurança pública, reunindo palestras, análises, debates e trabalhos de pesquisa de profissionais da área da segurança pública, estudantes e pesquisadores de todo o país.

O evento, inédito no Ceará, visa reunir trabalhos, pesquisas, estudos, em torno de estratégias e políticas de segurança pública para os gestores e profissionais da área e reunirá palestrantes nacionais. “Esse momento será um marco para todos nós da segurança pública, que investimos cada vez mais em ciência aplicada às estratégias e políticas públicas no setor. Tudo isso, vai aperfeiçoar nosso trabalho de análises e compreensão das melhores ferramentas para a prevenção e o combate à criminalidade, principalmente agora que avançamos com a disponibilidade de mais dados em nosso portal, aumentando a transparência de informações criminais”, diagnosticou o superintendente da Supesp, Nabupolasar Feitosa.

A expectativa, segundo a Comissão Científica organizadora do evento, é reunir cerca de 230 pessoas durante os dias do encontro, que vai celebrar, também o sexto ano de aniversário da Supesp no dia 22 de maio. “É um momento muito importante para o órgão, que vem aprimorando sua atuação não apenas no quesito da estatística e dados criminais, mas no estudo detalhado de diferentes temáticas em segurança pública, avaliação de políticas, e pesquisas interdisciplinares como acontece com os diagnósticos para o Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PreVio), do Governo do Ceará”, explica Priscila Falconeri, da Comissão Organizadora Executiva do encontro.

Resumos de artigos

O encontro é aberto para trabalhos de estudantes, pesquisadores e profissionais de segurança de todo o país. No link www.supesp.ce.gov.br/1ºencontro/regulamento, o participante vai conferir todas as regras para o envio dos resumos dos artigos, formato, tamanho do texto, exigências técnicas, de escrita, e caso se enquadrem nas seguintes áreas:

1) Avaliação de Política de Segurança Pública, 2) Inovação e Tecnologia Aplicada em Segurança Pública, 3) Estratégias e Políticas Públicas de Sucesso na Segurança Pública e 4) Estratégias de Segurança Pública para Redução de Crimes Violentos Intencionais. Os textos serão submetidos a banca examinadora e os selecionados poderão apresentá-los no dia 20 de junho, além de participar da publicação do livro digital do encontro.

Aesp

O evento, que terá a parceria da Academia de Estadual de Segurança Pública (Aesp) na formação da banca examinadora dos trabalhos e nas inscrições dos ouvintes, visa a consolidar cada vez mais o papel da Supesp como referência nacional em pesquisa e análise de dados e indicadores criminais e informações estratégicas em segurança pública no estado do Ceará. As inscrições para os participantes serão de 06 de maio a 10 de junho de 2024 e toda programação acontecerá nos formatos híbrido, presencial e on-line