Alunos do Curso de Operações Táticas Rurais passam por treinamento de sobrevivência

8 de setembro de 2021 - 13:59 # # # # #

Os alunos do Curso de Operações Táticas Rurais (Cotar) participam, até o próximo dia 13, de instruções de sobrevivência – Etapa do treinamento em que os alunos são imersos em ambiente de caatinga, bioma que cobre 60% do território do Nordeste brasileiro, sendo predominante na zona rural cearense, ou seja, ambiente que o policial do Comando Tático Rural certamente irá se deparar no desenvolvimento de suas missões.

De acordo com a coordenação do curso, é nesta disciplina que é apresentado aos policiais, de forma didática, a riqueza da diversidade vegetal e animal do ambiente, mostrando as possibilidades de obtenção de alimento e água, os aproximando da vivência rural enfrentada pelo sertanejo, habitante natural da caatinga.

“Os alunos são levados a colocar os conhecimentos em prática, buscando sentir os efeitos reais da aclimatação, desenvolvendo atividades necessárias para sobrevivência como construção de abrigos, obtenção de água, fogo e alimento, tornando o policial um operador capacitado e mentalmente preparado, capaz de sobreviver em condições extremas de emergência, enfrentando as dificuldades da fadiga, da fome e da sede. Assim vai se formando um guerreiro de caatinga!”, explicou o coordenador do curso e comandante da 1ª Cia-Cotar/Bepi, capitão PM Francisco Edilson Brito de Sousa.

Esta é a 8ª edição do Curso de Operações Táticas Rurais (Cotar) promovido pela Aesp, e atualmente, 28 alunos permanecem no curso, sendo 26 policiais militares, um policial civil e um policial penal.

 

Leia mais:

Aesp inicia 8ª edição do Curso de Operações Táticas Rurais (Cotar)

Curso de Operações Táticas Rurais segue em fase rústica

Curso de Operações Táticas Rurais passa por instruções de montanhismo