Curso de Operações Táticas Rurais segue em fase rústica

17 de agosto de 2021 - 15:50 # # #

Segue em ritmo acelerado a 8ª edição do Curso de Operações Táticas Rurais (Cotar), capacitação promovida pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) e coordenada pelo Comando de Policiamento de Choque da Polícia Militar do Ceará, com o intuito de habilitar profissionais para ingresso no Batalhão Especializado de Policiamento do Interior – Bepi/CPChoque, que atua no combate a crimes de alta complexidade fora dos limites da capital, atuando principalmente em ocorrências de assaltos a banco e carro forte no interior do estado.

De acordo com o Coordenador do curso, capitão PM Francisco Edilson Brito de Sousa, que é o atual Comandante da 1ª Cia-Cotar/Bepi, esta é a segunda semana de instrução, também chamada de fase rústica, e já contou com uma programação bem diversificada de conteúdos.

“Após as fases seletivas, foi dado início às instruções programadas conforme o planejamento contido no Plano de Ação Educacional da Aesp, sendo aplicado na primeira semana do Curso as instruções de ITI(Instrução Tática Individual); a parte teórica de armamento, munição e tiro; APH(Atendimento Pré-Hospitalar); ofidismo e concluímos a instrução de Abordagem”, explicou capitão Brito.

Nesta terça-feira (17), as instruções acontecem no Regimento de Polícia Montada Coronel Moura Brasil (RPMont), no bairro Cambeba, onde são ministradas aulas de policiamento montado. O treinamento ainda incluirá instruções de instrumento de menos potencial ofensivo (IMPO); natação utilitária; operações em plano vertical, operações helitransportadas e procedimento de patrulha rural, dentre outras disciplinas.

O Cotar/2021 iniciou no último dia 09, com um grupo de 72 profissionais sendo: 64 policiais militares do Ceará; um policial civil do Ceará; dois policiais penais do Ceará; um policial militar do Maranhão; um policial militar do Rio Grande do Norte e três policiais rodoviários federais. Atualmente, 32 alunos permanecem no curso, que tem previsão de término para o dia 30 de setembro.