Alunos do CHO BM participam de instrução de combate a incêndio

30 de agosto de 2021 - 11:46

Um panorama das operações que norteiam as diretrizes e as ações de atendimentos desenvolvidas pelo Corpo de Bombeiro Militar do Ceará em prol da segurança da sociedade é o que está sendo visto pelos 46 subtenentes BM, que buscam a ascensão profissional ao posto de 2º tenente, durante a disciplina de Operações Bombeiro Militar ministrada no Curso de Habilitação a Oficial do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CHO BM), promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE).

Durante a atividade, que visa aprimorar técnicas de combate a incêndio, os alunos puderam colocar em prática a forma correta do uso da água, em situações de maior volume, velocidade ou dispersão, levando em conta situações isoladas ou associadas, dependendo do esguicho utilizado e do combate proposto.

Segundo o professor da disciplina, o tenente BM Rodrigo Martins, lotado na 2ª Companhia de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento do CBMCE, a instrução aborda a relação da execução do pacote d’água e os tipos de jatos executados em determinados ambientes. “Inicialmente eles vão chegar ao ambiente, verificar a segurança do local e da guarnição. Em seguida irão desenrolar a mangueira, conectar o esguicho, verificar o hidrante e a pressão. Só então vão executar abertura do esguicho e cada pulso, simulando ambientes de 5 até 20 metros quadrados”, detalha o oficial sobre a atividade.

Durante as 72 horas/aulas da disciplina são abordados assuntos relativos às operações de defesa civil; desastre, ameaça, vulnerabilidade e riscos; combate a incêndios urbanos; incêndios em vegetação; operações envolvendo espaços confinados; incêndio envolvendo produtos perigosos; operações de proteção, busca e salvamento terrestre; resgate em tentativa de suicídio; intervenções envolvendo colisão de veículos entre outros assuntos, que buscam auxiliar o profissional nos mais diversos tipos de cenários de combate de incêndios.

Para o aluno Sílvio Romério do Grupo 2 do CHO BM, é muito importante se atualizar com as novas técnicas relativas ao combate defensivo a incêndio, que utiliza uma ferramenta de gerenciamento de desastres, que pode ser usada tanto em pequenos eventos como em grandes, e que maximiza a eficiência da atuação de cada atuante no cenário operacional. “Durante essa disciplina passamos por várias áreas de operações que são utilizadas no dia a dia do Corpo de Bombeiros, agora nós estamos vendo a parte de combate a incêndio e as técnicas aplicadas pelo novo método de combate a incêndio que é o CBCIU, um sistema que foi implantado recentemente pelo CBMCE, essa disciplina está sendo muito enriquecedora para a gente”, conclui o aluno.

CHO
O Curso de Habilitação a Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CHO PM/BM) – que é um dos requisitos necessários para a promoção dos subtenentes ao posto de segundo-tenente das suas respectivas corporações – iniciou em julho último e tem previsão de término em dezembro de 2021.