Aesp promove treinamento prático de Tiro para alunos do Curso de Habilitação a Oficiais

19 de outubro de 2022 - 16:01 # # # # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) realiza, esta semana, treinamento prático de Tiro Defensivo e Sobrevivência policial para os alunos do Curso de Habilitação a Oficiais (CHO PM/BM).

Noventa e três subtenentes da Polícia Militar e 48 subtenentes do Corpo de Bombeiros participam das instruções, que acontecem em um estande de tiro no Eusébio, e tem uma carga-horária de 54 horas/aula.

De acordo com um dos instrutores, coronel PM Carlos Frederico Fernandes Gadelha, a ideia é revisar e atualizar as técnicas de tiro proporcionando mais segurança e eficiência ao profissional de segurança pública. “O tiro policial defensivo faz parte de praticamente todos os nossos cursos, a gente precisa atualizar esse conhecimento, ter novas técnicas, e o CHO não poderia ficar de fora. Essa é uma oportunidade que eles têm de voltar a treinar, de receber mais conhecimento, mais técnicas e é o que vai fazer com que eles sejam mais eficazes no uso do armamento”, pontuou Frederico.

Além das técnicas operacionais, técnicas de uso e manejo dos armamentos; instruções de montagem, desmontagem, e exercícios práticos de disparos, as aulas também abordam Legislação; uso progressivo da força; normas de segurança e outros conhecimentos.

Aluno do 3º Pelotão do CHO, o subtenente PM Laércio José da Silva Sousa, destaca positivamente as instruções. “A equipe de instrução é muito boa, está sempre atenta às necessidades dos alunos, sempre está corrigindo quando detecta alguma falha e sempre perto para trabalhar o aluno, para que todos venham a desempenhar da melhor forma possível a prática do tiro”, e também relatou sua experiência no curso. “Essa volta pra sala de aula é um recomeço, não só para mim, mas para muitos policiais que estavam há algum tempo longe dos bancos acadêmicos, e está sendo uma experiência muito proveitosa, até porque a gente está mudando de quadro, de praças para oficiais e a gente está vendo muitas disciplinas que são inerentes à função de oficial, que é função de gestão”, avaliou o futuro oficial.

Sobre o CHO PM/BM

O Curso de Habilitação de Oficiais (CHO) é um dos requisitos necessários para a promoção dos subtenentes ao posto de segundo-tenente, e tem o objetivo de aprimorar as habilidades e conhecimentos dos militares, preparando-os para o desempenho de suas novas atribuições.

A capacitação, que iniciou em agosto, tem uma carga horária de 1.014 horas/aulas, e tem previsão de término em dezembro.