Subtenentes da PMCE e CBMCE concluem Curso de Habilitação de Oficiais na Aesp

16 de dezembro de 2022 - 13:32 # # # #

 

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará realizou, nessa segunda-feira (12), a solenidade de encerramento do Curso de Habilitação de Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CHO PM/BM/2022). A capacitação é um dos requisitos necessários para a promoção dos subtenentes ao posto de segundo-tenente, e tem o objetivo de aprimorar as habilidades e conhecimentos dos militares, preparando-os para o desempenho de suas novas atribuições e ingresso no oficialato das corporações.

Durante a solenidade o diretor-geral da Aesp, coronel PM Antônio Clairton Alves de Abreu parabenizou os formandos e destacou a importância de cada um nessa jornada.

“Mais uma missão cumprida! Essa é a sensação que nos vem nesse momento, a oportunidade de poder contribuir para o crescimento da segurança pública do estado do Ceará e também dos seus servidores. Cada um dos senhores das senhoras aqui presentes, sonhou com esse momento, lutou por ele, e com a graça divina conseguiu alcançar o resultado satisfatório que foi a conclusão do curso que será coroada consequentemente com a promoção ao posto de segundo tenente do quadro administrativo das corporações militares do estado do Ceará. Então todos os senhores estão de parabéns. O esforço foi individual e coletivo!”, pontuou Clairton.

O evento contou ainda com a presença do coronel comandante-geral da Polícia Militar, Márcio de Oliveira; do coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, Ronaldo Roque de Araujo; do coordenador de ensino e instrução da Aesp, coronel BM Humberto Rodrigues Dias e da coordenadora de desenvolvimento institucional e planejamento da PMCE, coronel Asmenha Torquato.

A qualificação

A capacitação ocorreu entre os meses de agosto e dezembro e teve uma carga horária de 1.014 horas/ aulas, contando com disciplinas de chefia e liderança; atuação do profissional de segurança pública frente a grupos vulneráveis; comunicação social; teoria da administração e fundamentos da gestão pública; gestão de pessoas; legislação e regulamentos institucionais; armas, equipamentos, munições letais e menos letais; tiro defensivo e sobrevivência policial; além de estágio supervisionado e outras disciplinas.

Ao todo, 136 profissionais concluíram esta capacitação sendo, 89 policiais militares e 47 bombeiros militares, que agora estão aptos à promoção na carreira.