CHO PM/BM: Subtenentes são habilitados para ingresso no oficialato

18 de dezembro de 2017 - 18:10 # # #

Nesta segunda-feira (18), um grupo de 20 bombeiros e 46 policiais militares concluiu o Curso de Habilitação de Oficiais (CHO) promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE). A capacitação é um dos requisitos necessários para a promoção dos subtenentes ao posto de segundo-tenente do quadro de oficiais administrativos das corporações.

A solenidade de formatura ocorreu na sede da Aesp e foi marcada por momentos de alegria e emoção, como o reconhecimento ao mérito intelectual dos formandos que lideraram a classificação final do curso – St PM Francisco Fernandes dos Santos Filho (3º lugar); St PM José Demóstenes Oliveira Silva (2º lugar) e o St PM Francisco Ronaldo da Silva Oliveira (1º lugar) – e as homenagens póstuma que os formandos prestaram aos subtenentes Juarez Gomes Nunes, policial escolhido unanimemente pelos discentes para levar o nome da turma, e José Anselmo de Freitas Filho, bombeiro homenageado especial na placa de formatura.

“Eu agradeço a espontaneidade de vocês e a surpresa que vocês me causaram no dia em que me disseram que iriam conferir essa homenagem ao meu pai, cidadão que passou mais de 30 anos na Polícia Militar e depois ingressou no Batalhão de Segurança Patrimonial e ficou até completar os 70 anos… Vocês não têm a menor noção de quanto isso é importante para a irmã do bombeiro (St Anselmo) que foi homenageado, a dona Marlise Marques, e o quanto isso é importante para mim e para a minha família, ver essa homenagem dos companheiros do meu pai, subtenentes, assim como ele era. Muito obrigado ao CHO 2017!”, agradeceu Juarez Gomes Nunes Junior, diretor-geral da Aesp e filho do homenageado.

Esta é a segunda turma do CHO formada após a criação da Nova Lei de Promoções. O governador Camilo Santana sancionou a lei especialmente para a categoria no dia 25 de maio de 2016, garantindo aos atuais subtenentes a possibilidade de ingresso na carreira de oficial, desde que tenham atingido 20 anos de corporação, sendo pelo menos cinco anos como subtenentes e tenham concluído o CHO.

Sobre o curso

O CHO 2017 ocorreu entre os meses de agosto e dezembro deste ano e cumpriu uma carga horária de 654 horas/ aulas. A capacitação incluiu em sua matriz curricular disciplinas de:  ordem unida;  instrução geral ; defesa pessoal; educação física; técnica policial militar; técnica bombeiro militar; armas e munições letais e menos; tiro policial defensivo; isolamento e preservação do local do crime e sinistros;  direito constitucional; direito administrativo; direitos humanos; prática de procedimentos administrativos; gestão de pessoas e material; comunicação social e elaboração e fiscalização de projetos e contratos, entre outros temas importantes para o aprimoramento profissional dos futuros novos oficiais.

Fotos: Leandro Freire (Ascom Aesp)