Acesso à Informação

A Lei Estadual de Acesso à Informação, Lei nº 15.175/2012, institui como princípio fundamental que o acesso à informação pública é a regra e o sigilo a exceção. Sua sanção representa mais um importante passo para a consolidação do regime democrático e para o fortalecimento das políticas de transparência pública. A legislação estadual vem complementar, no âmbito do Ceará, a Lei Geral de Acesso à Informação, Lei nº 12.527/2011.

 

A mencionada Lei Estadual e o Decreto Estadual n° 31.199/2013 determinam um rol mínimo de informações que devem estar divulgadas proativamente (transparência ativa) nos sítios institucionais dos órgãos e entidades, listadas no menu ao lado. As informações de interesse do cidadão que não estejam disponíveis na forma ativa, podem ser solicitadas clicando no botão abaixo (transparência passiva).

 

Perguntas Frequentes

 

 

Como faço para participar dos cursos de formação profissional promovidos pela Aesp?

 

Os cursos de formação profissional promovidos pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) é uma etapa de concurso e são destinados aos candidatos aprovados em certames para ingresso na Polícia Militar, no Corpo de Bombeiros Militar, na Polícia Civil e na Perícia Forense do Estado.  Os princípios, condições e requisitos para ingresso são estabelecidos em editais específicos, quando da ocasião de lançamento de concurso.

 

Como faço para receber meu certificado de conclusão de curso?

 

Você pode imprimir o seu certificado no sistema Aluno Online, fazendo os seguintes procedimentos:

 

1) Acesse o sistema aluno online através deste link: http://matricula.aesp.ce.gov.br/onlinealuno/
2) Faça seu login, digitando seu CPF e sua senha
3) Selecione o curso o qual deseja o certificado
4) Clique na aba “Certificados”
5) Clique em “Imprimir meu certificado”

 

A emissão do documento só será liberada após o aluno realizar a avaliação do corpo docente vinculado ao curso. A referida avaliação está disponível no Sistema Aluno Online, na aba “Docentes”.

 

Para tirar dúvidas sobre o acesso ao sistema ou emissão de certificados, basta entrar em contato com a Secretaria Acadêmica da Aesp no telefone: (85) 3452.8555

 

Como posso me tornar um instrutor/professor/tutor da Aesp?

 

Todos os servidores públicos do Poder Executivo Estadual interessados em exercer atividade de magistério nos cursos de formação e capacitação promovidos pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp), podem se inscrever no Banco de Talentos da Aesp, através deste link: http://matricula.aesp.ce.gov.br/talentos/

 

A seleção do candidato não estabelece vínculo empregatício, tendo em vista que consiste na prestação de serviços, mediante a assinatura de termo de compromisso. Os selecionados podem exercer atividades de professor, instrutor, tutor, conteudista, coordenador, monitor, entre outras.

 

Para tirar dúvidas sobre o cadastramento no Banco de Talentos, basta entrar em contato com a Coordenadoria Acadêmica Pedagógica, por meio do telefone (85) 3296.0400 ou 3296.0146.

Relação de Informações Sigilosas

 

Em atendimento ao disposto no art. 29 da Lei 15.175 de 28 de junho de 2012, o Comitê Setorial de Acesso à Informação da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) informa que esta NÃO possui rol de documentos classificados como sigilosos.


 

Comitê Setorial de Acesso à Informação

 

Kamilly Campos

Titular do órgão ou entidade ou autoridade com subordinação imediata

Contato 3296-0444

E-mail: kamilly.campos@aesp.ce.gov.br

 

Jamille dos Santos Moura

Assessora de Desenvolvimento Institucional ou Cargo Equivalente

Contato: 3296-0227

E-mail: jamille.moura@aesp.ce.gov.br

 

Ricardo Porto

Ouvidora Setorial

Contato: 3296-0469

E-mail: ricardo.porto@aesp.ce.gov.br

 

Francisco Matias Filho

Responsável pelo Serviço de Informação ao Cidadão – SIC

Contato: 3296-0666

E-mail: francisco.matias@aesp.ce.gov.br