CSAG- gerencial tem práticas com aeronaves e condução veicular em autódromo e dunas
19 de abril de 2024 - 18:05 #Aespce #capacitação #Casa Militar #CSAG
A capacitação de uma turma do Curso de Segurança de Autoridades Governamentais (CSAG) – Nível Gerencial envolve conteúdos teóricos e atividades práticas fundamentais para a formação de agentes com padrões de eficiência e excelência. O treinamento vem sendo ministrado pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), por meio de cooperação técnica com a Casa Militar do Governo do Estado do Ceará, para profissionais das forças de segurança do Ceará e de outros estados. A turma vem passando por disciplinas que preveem operações aéreas e terrestres para a avaliação da tomada de decisões no ar e da perícia.
Nesta sexta-feira (19), no Autódromo Virgílio Távora, em Eusébio, os alunos passaram por atividades práticas da disciplina de Direção Evasiva e Defensiva. Os profissionais foram submetidos a uma simulação realística que reproduz situações rotineiras da segurança de autoridades. Já no sábado (20), nas dunas da praia do Cumbuco, em Caucaia, a prática será referente à disciplina de Direção Off Road.
Durante a semana, ainda na quinta-feira (18), uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) foi usada na disciplina de Planejamento Estratégico e Gestão de Riscos. A turma precisava escolher uma zona de pouso de helicóptero para o desembarque dos passageiros de modo seguro e adequado, com avaliação da escolha por instrutores aptos a indicar se o local é apropriado ou não.
“Eles participam de uma prática de escolha dos locais onde a aeronave vai pousar, que é a chamada zona de pouso de helicóptero. Nessa dinâmica, os alunos vão receber o local de evento e, nas proximidades desse local de evento, vão fazer a escolha do local de pouso. Nosso grupo de instrutores vai fazer uma análise e saber se esse local é apropriado ou não para o pouso”, resume o monitor, major PMCE Bezerra.
Uma das alunas do curso é a tenente BMCE Waleska. Ela explica que, além das práticas de pouso, o treinamento tem outros pontos de aperfeiçoamento. “A gente aprende a como atuar junto à aeronave do governo, verificando os locais de pouso, verificando toda a segurança do local, onde a autoridade vai pousar em segurança. Durante o curso nós também temos atividades de inteligência, de salvamento aquático, bem como atividades de defesa pessoal, de tiro e de APH tático”, complementa.
O CSAG – Nível Gerencial tem a participação de 30 alunos. Na atual edição do curso, há discentes da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e do Sistema Penitenciário (CGD) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), bem como policiais militares do Piauí, da Paraíba e do Distrito Federal, além de membros das casas militares do Rio de Janeiro, da Paraíba e do Piauí.