Futuros profissionais de perícia em formação na Aesp iniciam estágio na Pefoce

23 de abril de 2024 - 16:19 # # # #

Parte dos futuros servidores da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) iniciou, nessa segunda-feira (22), o estágio operacional supervisionado. Essa etapa é promovida na Pefoce, com o objetivo de promover o contato entre os alunos e o dia a dia profissional, é mais uma etapa do Curso de Formação Inicial realizado pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE). O estágio vem sendo cumprido por 24 candidatos. O grupo foi aprovado no concurso para o cargo de Auxiliar de Perícia, iniciou o curso nesta Academia e, agora, passará por atividades supervisionadas na força coirmã. Durante o período, a turma deve ter um direcionamento para o cotidiano de atividades ligadas ao funcionamento da Pefoce, como investigação técnico-científica de crimes, além de outras ações administrativas e operacionais.

O início do estágio na Perícia Forense foi marcado por uma recepção dos alunos. O grupo foi recebido por gestores da instituição e tiveram os primeiros contatos com o campo de trabalho. Os futuros servidores receberam boas-vindas do perito-geral Júlio Torres. “A partir deste momento, vocês terão a oportunidade efetiva de conhecer, na prática, o nosso trabalho. A Pefoce desempenha um papel crucial no sistema de justiça, sendo uma peça fundamental na produção de provas. É admirável o trabalho dos nossos servidores, que assumem um papel de destaque dentro desse contexto. Temos várias áreas de destaque, reconhecidas em nível nacional”, comentou.

Um dos estagiários é o aluno John. A exemplo dos colegas, ele não escondia a ansiedade pelo novo momento. “Nós estamos hoje no nosso primeiro dia de estágio supervisionado aqui na Pefoce. A ansiedade está muito grande, mas as expectativas são altas. Nesse primeiro dia nós vamos confirmar se é isso que a gente quer para o resto da nossa vida. Ser servidor da Perícia Forense, ajudar a sociedade cearense, a segurança pública e a melhorar a qualidade de vida no nosso estado”, resumiu.

O coordenador-geral do curso, delegado Ciro Lacerda, ressaltou que os futuros auxiliares de perícia estão em plena formação e que, com o apoio da Aesp e da Perícia Forense, serão em breve servidores públicos com o padrão esperado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e pelo Governo do Estado do Ceará. “A Aesp tem convicção de que, agora, na Pefoce, os novos quadros serão muito bem acolhidos e orientados para uma vida profissional com muita competência, zelo pelo serviço público, amor ao ofício. Cada aluno ou aluna levará consigo, para sempre, as lições que a Academia e que a Perícia Forense estão proporcionando”, endossou.

Fotos e informações: Ascom/Pefoce