CBMCE e Aesp iniciam Curso de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC)

9 de agosto de 2021 - 15:09 # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará e a Academia Estadual de Segurança Pública promovem o I Curso de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC), nível básico, no Ceará. A abertura do curso aconteceu, na manhã desta segunda-feira (9), no Quartel da 4ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (4ªCia/1ºBBM) – Quartel do José Walter, junto com a inaguração do Centro de Treinamento de Brec.

O evento faz parte da programação dos 96 anos do CBMCE e contou com a presença do Comandante da corporação, coronel BM Ronaldo Roque e do Comandante Adjunto, coronel BM Zélio Menezes.

Sobre o Curso

O curso foi criado com o objetivo de especializar as equipes do corpo de bombeiros militar do Ceará para o atendimento de ocorrências como a do edifício Andrea, de busca e resgate de vítimas em estruturas que colapsaram. A semente do BREC foi plantada em 2018 quando 20 bombeiros fizeram o curso em Brasília e atuaram como Comandantes de equipes e resgatistas na ocorrência do edifício Andrea. Esses mesmos bombeiros serão os instrutores do primeiro curso no Ceará. Como nossa cidade está cada dia mais verticalizada e também possui diversos prédios antigos e após o desastre do Andrea, o corpo de bombeiros resolveu especializar sua tropa para que no atendimento seja ainda mais eficaz. A qualificação, que é promovida pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará, tem uma carga-horária de 80 horas/aula, sendo 30% teórico e 70% prático, e conta com 12 instrutores especialistas do CBMCE. Ao todo, 24 bombeiros participam desta 1ª edição do BREC, como alunos.

Novos equipamentos

Por ocasião do Curso de Brec foram adquiridos dois equipamentos de última geração, sendo um dispositivo de escuta sísmica/acústica e uma câmara de 360º.

O Delsar Life Detector LD3

Usado pela FEMA, USAR, SUSAR e equipes de resgate de todo o mundo, o Delsar Life Detector LD3 é um dispositivo de escuta sísmica/acústica para detectar e localizar vítimas vivas presas: Estruturas desmoronadas causadas por terremotos, Explosões, Deslizamentos de terra, Catástrofes em minas ou cavernas.

O Delsar Life Detector LD3 converte toda a estrutura colapsada em um grande microfone sensível que transmite ruídos de vítimas enterradas. Os sensores sísmicos e acústicos convertem as vibrações criadas pela vítima viva em sinais sonoros e visuais. A Delsar é robusta, confiável e capaz de suportar dias de uso contínuo no local do desastre.

Câmera First look 360°

Produto híbrido de hardware/software para operações de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas e espaço confinado. Utiliza câmeras duplas e software personalizado para unir vários fluxos de vídeo ao vivo e criar um panorama de imagem de 360 suave que pode ser visualizado e manipulado em um dispositivo móvel (Tablet ou Smartphone).

Com informações da Assessoria de Comunicação do CBMCE