Policiais são capacitados para atuar no Cotam da PMCE

9 de novembro de 2020 - 11:05 # # # # # #

Um grupo de 22 Policiais Militares (PMs) concluiu, nessa sexta-feira, 06, o Curso de Patrulhamento Urbano (Cotam) promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE). A solenidade, que marcou o encerramento da XXI edição do Curso contou com a presença do Comandante Geral da PMCE, Coronel Márcio de Oliveira; Subcomandante da Corporação, Coronel De Paula; Diretor da Aesp, Coronel Clairton; Diretor da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas, Coronel RR Ronaldo Pires e o Comandante do CPCHOQUE, Coronel Ronaldo.

A capacitação, que ocorreu entre os meses de outubro e novembro, objetivou capacitar o aluno em doutrina de Patrulhamento Tático, habilitando-o para operar no Comando Tático Motorizado, unidade tática da PMCE, especializada em ocorrências de grande porte, tais como assaltos a bancos e carros-fortes, combate ao crime organizado e apoio ao Policiamento Ostensivo Geral (POG).

Segundo o Plano de Ação Educacional, o treinamento de 218 horas/aula, incluiu em seu conteúdo programático Instruções Táticas Individuais, Aulas teóricas e práticas de abordagem policial; Direitos Humanos; Conduta de patrulha urbana e rural; Procedimentos em estabelecimentos prisionais; Abordagem à edificações; Condução operacional de viaturas On Road e Off Road; Tiro Policial de Combate; Choque Ligeiro, APH-Tático, entre outras que serão de fundamental importância para o aprimoramento técnico profissional dos militares que operam no Patrulhamento da Capital e Região Metropolitana pelo 1ºBPCHOQUE/COTAM.

Para ser aluno do XXI Curso de Patrulhamento Urbano, os profissionais que almejavam uma vaga, tiveram que realizar exames médicos de saúde e sendo considerados aptos foram submetidos a um rigoroso Teste de Aptidão Física onde apenas os que obtiveram as maiores notas foram selecionados para iniciar o curso. Saliente-se ainda que tanto os alunos, quanto a equipe de coordenação, foram submetidos a exame de COVID-19 antes do início do referido curso.

Para o 1º Tenente Rafael Araújo ALMEIDA, coordenador do XXI C.P.U.: “O Curso de Patrulhamento Urbano encontra-se hoje na sua 21ª edição, sendo o curso mais tradicional do Batalhão COTAM. O curso é fundamental para a disseminação da Doutrina de Patrulhamento Tático. O conhecimento é repassado através de instruções teóricas e práticas, muitas vezes em condições adversas, onde o discente terá que se superar a cada dia. O aluno será capacitado a enfrentar os desafios que o teatro operacional nos impõe em nossa rotina diária de patrulhamento tático da Capital e Região Metropolitana. Objetivamos ainda, além das técnicas e táticas repassadas nas instruções, fomentar valores e atributos da área afetiva tais como: disciplina, controle emocional, honestidade, abnegação, resiliência, lealdade e honra, fundamentais para profissionais que serão submetidos a ocorrências de grande complexidade e que exigirão respostas rápidas e observando sempre os parâmetros legais com a finalidade de bem servir e proteger a população cearense.”

Para o 1º Tenente Thiago Felipe Holanda Araújo, formado no XXI C.P.U., essa capacitação é uma oportunidade de aperfeiçoamento profissional. “A experiência do curso foi de grande valia, pois somos testados tanto na parte física, emocional, como também na parte técnica. É um curso que exige em vários setores e nos prepara para as diversas missões, a fim de servir melhor a sociedade através do batalhão de choque”, finaliza.

Ainda na formatura de encerramento do curso, foi realizado o desfile da tropa com os concludentes do curso, bem como a entrega do certificado do 1º lugar.

Fonte: COTAM/Assessoria de Comunicação da PMCE