Aesp/CE promove Curso de Operador de Drone Voltado à Segurança Pública

14 de novembro de 2024 - 12:24 # # # # # #

 

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) finalizou nesta quinta-feira (14), a capacitação de mais uma turma do Curso de Operador de Drone Voltado à Segurança Pública, com uma carga horária total de 44 horas/aula.

Em sua quarta edição apenas neste ano, o curso capacitou profissionais de segurança pública para o uso de Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARPs), uma tecnologia que se torna cada vez mais indispensável nas operações de segurança. Somente em 2024, mais de 100 agentes já concluíram a formação, fortalecendo a capacidade operacional do estado com o uso de drones.

O curso visa aprimorar a atuação dos profissionais de segurança pública, oferecendo uma formação básica sobre a operação de drones, além de proporcionar informações e técnicas específicas aplicáveis em atividades operacionais. Diante da crescente demanda por tecnologias que auxiliem na segurança pública, a capacitação em drones é essencial para a modernização e eficácia das ações de segurança no estado.

Um total de 22 alunos participou desta capacitação, oriundos de diversas instituições: cinco profissionais da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), cinco da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), dois do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), seis da Polícia Militar do Ceará (PMCE), dois da Aesp/CE, um da Polícia Federal no Ceará (PFCE) e um da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp). Ao final do curso, esses profissionais estarão aptos a integrar tecnologia e segurança, promovendo um ambiente mais seguro para todos os cidadãos cearenses.

O Inspetor da Policia Civil Barreto que integra a Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) da PCCE é um dos alunos. Ele enfatizou a relevância da tecnologia na melhoria das operações policiais. “Com a utilização do drone, nós vamos poder municiar melhor as equipes de campo com informações pertinentes a todas as operações, treinamentos e demais necessidades do serviço policial”, afirmou Barreto.

Ele também  destacou que essa ferramenta permite um planejamento mais eficaz das ações policiais, contribuindo para a prevenção de conflitos desnecessários. “Isso proporcionará mais segurança à população com uma atividade mais eficiente e com menos riscos à população e aos policiais”, acrescentou o IPC.

Por fim, o aluno expressou sua motivação em participar do curso: “Sempre quis aprender. Achei muito interessante e a gente tem que albergar essa oportunidade e dar uma melhorada no serviço policial.” Essa perspectiva reflete um compromisso com a evolução das práticas de segurança pública, alinhando tecnologia e conhecimento para um serviço mais eficiente.

As disciplinas abordadas no curso incluem: Operação de RPAS, Segurança de Voo, Introdução à Fotografia Aérea e Imagem com Drones, Legislação Aplicada ao Uso de RPAs, Manutenção Básica de RPAs e Operações com RPA’s. Cada uma dessas disciplinas foi cuidadosamente estruturada para garantir que os participantes adquiram os conhecimentos práticos e teóricos necessários para a utilização segura e eficiente dos drones.

Com a realização desta nova turma, a Aesp/CE reafirma seu compromisso com a capacitação dos profissionais em novas tecnologias, um fator fundamental para a evolução das estratégias de segurança, contribuindo para a proteção da população e a eficácia das operações policiais.