Profissionais de segurança pública passam por treinamento de Manutenção Básica de RPA’s
10 de julho de 2024 - 14:07 #Aesp/CE #capacitação #CBMCE #operador de drone #PCCE #Pefoce #PMCE #RPA’s
Um grupo diversificado de 25 profissionais da segurança pública do Ceará está em pleno treinamento na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE). A Turma II do Curso de Operador de Drone Voltado à Segurança Pública reúne nove policiais militares, nove policiais civis, quatro profissionais da Pefoce e três bombeiros militares, todos em busca de aprimorar suas habilidades com a tecnologia de drones.
O curso, com carga horária de 44 horas, tem como objetivo principal incrementar o trabalho dos profissionais de segurança pública através do ensino básico da utilização de drones. O cronograma inclui conhecimentos de Operação de RPAS (Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada), Segurança de Voo, Introdução a fotografia aérea e imagem com drones, Legislação aplicada ao uso de RPA’s e Manutenção Básica de RPA’s.
Nesta quarta-feira (10), os alunos tiveram um treinamento prático de Manutenção e montagem básica de Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada (RPAS), ministrado pelo Inspetor da Polícia Civil Raif Carneiro Gomes. A disciplina visa proporcionar aos alunos um amplo conhecimento sobre os aspectos físicos e a composição dos drones. “Ao final do curso, os alunos serão capazes de montar seus próprios drones, adquirir as peças necessárias e personalizar o equipamento de acordo com as especificações técnicas”, destacou o instrutor.
A iniciativa tem como objetivo capacitar os alunos a compreender e manipular essas tecnologias de forma prática, preparando-os para lidar com os RPAs em diferentes contextos. A Aesp/CE reforça seu compromisso com a formação de qualidade para a segurança e bem-estar da sociedade.
Durante uma visita à turma, o diretor-geral da Aesp/CE, delegado Leonardo Barreto, recebeu um feedback positivo dos alunos. O curso proporciona uma ótima integração entre as instituições, permitindo que eles entendam melhor as atribuições e limites de atuação de cada uma. “Diante da alta procura, uma segunda turma foi rapidamente solicitada para atender essa demanda. Espero que esse momento seja enriquecedor, agregando conhecimentos, valores e, principalmente, propiciando conexões e integração entre os profissionais, o que torna as atividades mais produtivas e eficientes para atender melhor a população”, destacou Barreto.
O diretor ainda destacou que essa integração entre as forças de segurança é algo raro de acontecer no Brasil, e que a Aesp/CE está proporcionando essa oportunidade valiosa. “Eu acho que isso é a maior riqueza que a gente pode proporcionar. Temos policiais civis, policiais militares, bombeiros militares e profissionais da Pefoce. Aqui, temos a oportunidade de fazer essa vivência e troca de conhecimento acontecer. Levem esses conhecimentos e conexões para suas instituições, a fim de agregar valor aos serviços públicos prestados”, finaliza Barreto.
Um dos participantes do curso é o 1º Tenente BM Everton Barros, que atua na 2ª CIA /3º BBM, localizado no município de Canindé. Ele destaca a importância desse recurso tecnológico para a equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, especialmente em uma cidade turística como Canindé. “Atuamos em uma cidade turística, atendendo ocorrências de incêndio em vegetação e realizando vistorias. O uso de drones tem facilitado nosso trabalho, nos ajudando a atender diversas demandas, inclusive do Ministério Público, provendo provas e materiais importantes,” conclui o tenente.
Esse curso, que esse ano já está em sua segunda edição, é voltado para operadores de drones na área de segurança pública. A capacitação oferecida tem sido fundamental para aprimorar o desempenho institucional e profissional dos participantes, assegurando uma intervenção mais eficiente e eficaz na prevenção e proteção da sociedade cearense.