Nova turma de operadores de drones é formada pela Aesp

28 de junho de 2024 - 14:59 # # # #

 

 

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) finalizou mais uma edição do Curso de Operador de Drone Voltado à Segurança Pública, sendo a primeira deste ano. O treinamento foi concluído nesta sexta-feira (28), com servidores ligados à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) e a órgãos vinculados.

O objetivo do curso é promover a habilitação e o treinamento dos alunos para a utilização de Aeronave Remotamente Pilotada (RPA). Os conteúdos incluíram Operação de RPAs, Segurança de Voo, Introdução a Fotografia Aérea e lmagem com Drones, Legislação Aplicada ao Uso de RPAs e Manutenção Básica de RPAs. Foram 44 horas-aula, na modalidade presencial, sob coordenação da Célula de Ensino Civil e Integrado (Ceci).

O diretor-geral desta Academia, delegado Leonardo Barreto, ressalta o fato de que o curso envolveu profissionais de diferentes forças, o que é extremamente positivo para a união e a integração na SSPDS e nas pastas vinculadas. Além disso, o gestor enfatiza que essa não é a primeira turma deste curso oferecido pela Aesp.

“Teremos outras qualificações ao longo do ano para alcançarmos cada vez mais profissionais de Segurança Pública habilitados a operarem drones nas ações do nosso Estado, sejam elas de quais vertentes forem”, adianta.

O titular da Delegacia da Criança e do Adolescente, delegado Levi Lousada, foi um dos alunos dessa turma. Para ele, um dos fatos destacáveis foi a presença de colegas da Polícia Civil e de outras forças coirmãs, como a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, além da Perícia Forense. Ele também ressalta como ponto positivo a possibilidade de uso de drones em ações de inteligência, de levantamentos periciais e de coleta para a obtenção de provas.

“Muito me honra a oportunidade de ter participado do curso de piloto operador de drone, aqui, na Aesp. Sem dúvida alguma, é uma ferramenta excepcional, um equipamento que engrandece em absoluto a atuação das forças de segurança”, indicou.