Aesp/CE e PMCE realizam encerramento do Curso de Ações Táticas Especiais

30 de setembro de 2024 - 16:15 # # # # #

 

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) e a Polícia Militar do Ceará promoveram, nesta segunda-feira (30), a solenidade de conclusão da sétima edição do Curso de Ações Táticas Especiais (Cate). A cerimônia foi realizada no Complexo de Policiamento do Choque, no bairro Antônio Diogo, em Fortaleza. O Cate capacita oficiais e praças para o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da PMCE. A turma contou com 29 concludentes, todos da PM cearense. Foram 540 horas-aula de instrução, distribuídas em 54 dias de aprendizado e dedicação de modo intenso.

O diretor-geral da Aesp/CE, delegado Leonardo Barreto, iniciou sua fala pedindo a quebra de protocolo para uma salva de palmas em homenagem aos 29 formandos. Ele também destacou a resiliência, a humildade e o espírito de equipe da turma. “Nós acreditamos que, nas missões de mais alto risco, esses atributos se revertam na missão de proteger e servir a sociedade do Estado do Ceará”, destacou o gestor.

Um dos concludentes do 7º Cate, o 1º tenente PM Marcelo Costa apontou a intensidade da formação. “Esse curso foi muito desafiador, exigindo resistência à fadiga, controle emocional e manejo da agressividade”. Segundo ele, a formação proporcionou evolução pessoal e profissional. “Saio hoje mais forte, com valores e princípios reforçados. A cooperação e a superação de limites foram essenciais nessa jornada”, afirmou. “Só tenho a agradecer por tudo que o curso nos ofereceu. Saio uma pessoa melhor, com a missão de disseminar esse conhecimento para a tropa”, complementou.

O cronograma de ensino incluiu treinamento físico militar, técnicas de defesa pessoal, direitos humanos, atendimento pré-hospitalar em ambientes de combate, sobrevivência policial, operações de alto risco, gerenciamento de crises, resgate de reféns, armamento e equipamento especializado, abordagem policial em contextos de alto risco, operações antibomba, arrombamento tático, operações rurais e tiro policial de precisão, entre outros tópicos relevantes.

A solenidade foi acompanhada pelo coronel comandante-geral da Polícia Militar do Ceará, Klênio Savio, e pelo perito-geral da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Julio Torres, além de outros gestores da instituição militar. Com a presença de familiares dos formandos, houve um exercício simulado de resgate de reféns.

“A PM compreende que esse curso tem um nível elevado, capaz de formar profissionais exemplares, que podem e devem ser de grande valia para os nossos deveres de servir e proteger”, comentou o comandante-geral.