Aesp/CE inicia Curso de Ações Táticas Especiais com palestra do secretário da SSPDS
2 de agosto de 2024 - 16:44 #Ações Táticas Especiais #Aesp/CE #capacitação #Cate #formação aesp #PMCE
A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) deu início, nesta sexta-feira (02), a sétima edição do Curso de Ações Táticas Especiais (Cate). A aula inaugural contou com a palestra do titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá.
O objetivo do curso é equipar os profissionais da segurança pública com as habilidades requeridas para lidar com situações críticas, elevando o nível de prontidão das forças de segurança do Ceará. Um grupo de 60 profissionais, composto por 59 policiais militares do Ceará e um policial do Maranhão, entre oficiais e praças, foi selecionado para iniciar essa capacitação. Ao final do curso, esses agentes estarão preparados para responder eficazmente a ameaças emergentes, garantindo uma proteção mais robusta à população.
Com uma carga horária de 540 horas-aula, distribuídas em 54 dias de instrução, o curso contempla uma série de disciplinas fundamentais para a formação de especialistas em ações táticas.
O cronograma de ensino inclui treinamento físico militar, técnicas de defesa pessoal, direitos humanos, atendimento pré-hospitalar em ambientes de combate, sobrevivência policial, operações de alto risco, gerenciamento de crises, resgate de reféns, armamento e equipamento especializado, abordagem policial em contextos de alto risco, operações antibomba, arrombamento tático, operações rurais e tiro policial de precisão, entre outros tópicos relevantes.
Em seu discurso, o Diretor-Geral da Aesp/CE, Delegado Leonardo Barreto, destacou a dedicação e os resultados positivos no combate à violência no estado. Ele agradeceu pelo apoio e comprometimento do Secretário com a Academia e suas vinculadas, enfatizando a importância do trabalho conjunto para o constante aprimoramento. “O povo é o destinatário final do trabalho desses profissionais, e a dedicação ao serviço público é essencial para garantir a segurança e o bem-estar de todos”, afirmou o delegado.
O Delegado Leonardo Barreto também enfatizou a missão da Aesp/CE em preparar esses profissionais para atuar em situações extremas e atípicas que exigem um alto nível de conhecimento teórico e prático. “A presença do secretário sinaliza a importância e relevância desse treinamento não apenas para as corporações envolvidas, mas também para a população do Ceará, do Maranhão e de todo o Brasil”, acrescentou.
Os alunos do curso adquirirão conhecimentos sobre a doutrina de emprego de unidades de operações especiais policiais, alinhados aos princípios dos direitos humanos, e dominarão os conceitos teóricos e operacionais na gestão de incidentes críticos. Além disso, desenvolverão as competências necessárias para a atuação em ações táticas especiais, estando altamente preparados para enfrentar desafios complexos e de alto risco na área de segurança pública.
A aula inaugural, ministrada pelo secretário da SSPDS, destacou a importância da capacitação para o estado. “Foi com grande honra que tive a oportunidade de dialogar, compartilhar conhecimentos e discutir a importância de ser um policial, de se dedicar à vocação e de buscar uma capacitação constante. Quero expressar meu profundo agradecimento a todas as forças de segurança do Ceará pelo seu comprometimento em reduzir e controlar a criminalidade. O curso de ações táticas especiais será de grande valia para combatermos a criminalidade e para restituirmos a paz e a tranquilidade aos cidadãos do Ceará”, declarou o secretário.
O secretário também reafirmou o compromisso da Aesp/CE em oferecer um ambiente propício ao desenvolvimento pessoal e profissional, especializando os membros das Forças de Segurança Pública do Ceará e de outros estados. “A Aesp/CE é a casa de todos vocês, é um berço de liderança e conhecimento, onde todos nós que passamos por aqui como aluno ou como instrutores, podemos trocar experiências e cada vez mais estarmos capacitados para enfrentar a criminalidade”, concluiu Roberto Sá.
Adotando uma abordagem educacional prática, a Aesp/CE se compromete em formar profissionais altamente qualificados para lidar com situações de extrema gravidade, assegurando uma resposta eficiente e padronizada em situações críticas.
Homenagem
O secretário Roberto Sá recebeu o certificado de participação por ter ministrado a palestra com tema “A importância das forças especializadas para a segurança publica”. Na ocasião, o diretor-geral da Aesp/CE, delegado Leonardo Barreto, entregou ao gestor uma honraria que é simboliza distinção honorifica, representada por uma moeda, concedida a título de reconhecimento a pessoas e instituições que, por serviços prestados de forma relevante, tenham notoriamente cooperado para o engrandecimento da unidade de ensino.
Durante a solenidade, o comandante do Bope, major Paulo Cesar, também homenageou o secretario Roberto Sá, com a entrega de uma medalha alusiva ao período de 1993 a 2019, histórica do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate).