Alunos de Curso de Formação para Agente de Polícia Judicial visitam unidade especializada da PMCE
5 de julho de 2024 - 17:41 #Aesp/CE #Agente de Polícia Judicial. #formação aesp #PMCE #TRE-CE
Os alunos do primeiro Curso de Formação para Agente de Polícia Judicial, promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), realizaram uma visita ao Comando de Policiamento de Choque (CPChoque) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) nesta sexta-feira (05).
Na ocasião, os 23 alunos tiveram a oportunidade de assistir a uma aula e participar de uma instrução prática sobre intervenção em explosivos. O aluno Antônio Pergentino Nunes Júnior, servidor do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região, destacou a experiência como nova e enriquecedora. “Esta é uma experiência totalmente nova para mim, tudo é novo, e está sendo um conhecimento muito valioso e enriquecedor. Este mês de aprendizado realmente vai me fazer sair daqui com uma visão diferente sobre a polícia, carregando muito conhecimento e informações para compartilhar com meus colegas do Tribunal do Trabalho”, relatou o discente.
O CPChoque é uma das unidades especializadas da PMCE, que integra o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e o Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi). Essa companhia foi criada para atender ocorrências de alta complexidade e gerenciamento de crises em todo o Estado do Ceará.
O subtenente PM Silva, explosivista do esquadrão antibombas, ministrou a instrução de primeiro interventor em explosivos para os futuros agentes da polícia judicial em uma área aberta. Durante a prática de detonações, os alunos aprendem sobre os efeitos e o poder destrutivo das substâncias explosivas.“Fizemos uma prática de detonações explosivas para os alunos conhecerem os efeitos da explosão e perceberem o poder destrutivo das substâncias explosivas. Para tratar isso de forma segura, como primeiro interventor, fazendo isolamento do local, coletando informações e acionando a equipe especializada.” Explica o instrutor.
Essa instrução proporcionou aos alunos uma visão aprofundada das operações e treinamentos especializados realizados pela PMCE, contribuindo para o seu desenvolvimento profissional e para a compreensão das atividades de policiamento de alta complexidade.