Aesp/CE realiza Instrução de Direção Policial para Agentes de Polícia Judicial

8 de julho de 2024 - 14:43 # # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) realizou, nesta segunda-feira (8), no Autódromo Internacional Virgílio Távora, uma instrução de direção policial para os alunos do Curso de Formação para Agente de Polícia Judicial.

Os futuros agentes foram apresentados às viaturas e submetidos a exercícios que simulam o cotidiano operacional. Uma pista de obstáculos – montada com cones – exigiu dos condutores manobras bruscas e repentinas, replicando situações de emergência nas ruas.

Durante a visita ao autódromo, o diretor-geral da Aesp/CE, delegado Leonardo Barreto, ressaltou que essa é a primeira capacitação desses profissionais para o TRE no país, aproveitando a expertise da Academia na formação de todos os profissionais de segurança pública do Estado. “Essa parceria visa à eficiência e credibilidade na preparação desses agentes para atuarem na segurança orgânica, dos prédios e do patrimônio público desses órgãos, assim como na segurança de autoridades, magistrados, desembargadores e funcionários da Justiça Federal. Essa capacitação é essencial, especialmente com a proximidade das eleições municipais em todos os 184 municípios do Ceará, para que esses profissionais estejam preparados para dar segurança de forma ampla, tanto para os magistrados quanto para o povo durante o período eleitoral”, concluiu Barreto.

O objetivo do treinamento foi capacitar os agentes a reagirem adequadamente, com atitude e decisão, para chegar ao local de destino sem envolver-se ou causar acidentes, cumprindo sua missão de proteger vidas.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, Desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, que também fez questão de visitar os alunos na instrução, destacou que a realização do curso de formação de Agentes de Polícia Judicial (APJ) é uma iniciativa importante para o estado do Ceará. “Essa é uma parceria entre o TRE-CE e a Aesp/CE. Essa é uma vitória para o Ceará, pois é o primeiro curso de formação desse tipo no Brasil. Essa formação agrega muito, pois haverá uma parceria técnica entre os três tribunais regionais (TRF, TRT e TRE) para atuarem em conjunto durante as eleições de 2024, junto às forças de segurança pública, para defender o patrimônio da União e a segurança do processo eleitoral”, pontuou o desembargador.

A Aesp/CE reforça seu compromisso em oferecer uma formação completa e prática para os profissionais que atuarão na segurança pública do estado. Nesta primeira turma, o Curso de Formação para Agente de Polícia Judicial (APJ) formará 23 agentes, sendo 3 do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), 9 do Tribunal Regional Federal (TRF) e 10 do TRE-CE e do estado do Ceará.

Um dos alunos do curso é o agente de polícia judicial Ivan Alexandre, do TRE. Ele destaca a importância da formação não apenas para o trabalho como policial judicial, mas também para a vida pessoal. “O curso oferece treinamento técnico para dirigir com mais segurança, beneficiando não apenas a autoridade conduzida, mas também a família do policial. A parte teórica aborda diversos aspectos técnicos relacionados ao carro e à condução. Essa formação, assim como as demais no curso, tem o objetivo de aprimorar tanto as habilidades profissionais quanto pessoais”, finaliza o discente.